Cuide da privacidade dos seus filhos: Como postar fotos em redes sociais pode afetar crianças?

Especialista em programação Bendev Junior explica os riscos de expor as crianças nas redes sociais

As redes sociais se tornaram rapidamente uma poderosa ferramenta de interação com pessoas do mundo inteiro e postar fotos se tornou algo tão comum que muitas vezes os perigos que essa prática pode trazer passam despercebidos, em especial quando envolvem crianças.

Privacidade virtual

O primeiro impasse encontrado na publicação de fotos dos filhos nas redes sociais são questões de privacidade virtual, ou seja, a exposição da criança nas redes pode gerar, mesmo que não intencionalmente, constrangimentos futuros à criança.

Diversos especialistas já abordaram o impacto psicológico e emocional que isso pode causar nas crianças. À medida que crescem, elas podem se deparar com uma exposição excessiva de suas vidas pessoais, o que pode gerar desconforto e até mesmo sentimentos de invasão de privacidade.

As crianças estão em fase de formação de identidade, e a exposição constante nas redes sociais pode influenciar negativamente sua autoimagem e autoestima. Além disso, a pressão para corresponder às expectativas dos outros e receber aprovação online pode ser prejudicial ao desenvolvimento saudável da criança.

Você pode estar fornecendo dados perigosos para Inteligências Artificiais

De acordo com o especialista em programação e Inteligência Artificial, Bendev Junior, a publicação de fotos e vídeos dos filhos nas redes sociais é, na verdade, um fornecimento gratuito de dados sobre a criança.

É muito importante ter cuidado como que se posta nas redes sociais pois as imagens, vídeos e áudios divulgados podem ser usados como um banco de dados para Inteligências Artificiais que podem, por exemplo, clonar a voz da criança para aplicação de golpes ou usar a imagem dela para criar fotos fakes em contextos negativos para veiculação“.

Quando você posta algo na internet esse conteúdo permanece para sempre, a imagem pode ser usada facilmente para criação de memes e figurinhas que podem se disseminar descontroladamente, gerando constrangimentos, isso fora outros usos ainda mais absurdos“.

Além de um filtro rigoroso no que será postado é importante utilizar ferramentas de limitação como usar contas privadas em redes sociais, stories bloqueados apenas para familiares, ou o armazenamento de fotos apenas em pastas privadas” Aconselha Bendev Junior.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar