Agosto passa a ser o Mês da Primeira Infância e reforça a importância da Educação Infantil na formação da criança

Com a sanção da Lei nº 14.617, publicada no Diário Oficial da União em 11 de julho, agosto passa a ser o Mês da Primeira Infância, dedicado às ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos de idade.

Com isso, agosto passará a ser um mês de maior ênfase em iniciativas e políticas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e da sociedade civil para destacar a importância da imunização, da nutrição saudável e do direito de brincar, de promover vínculos afetivos, de receber atendimento integral e multiprofissional e de prevenir acidentes e doenças.

Essa conquista representa uma vitória para as crianças brasileiras. Isso porque as experiências, as interações e os estímulos vivenciados na fase da primeira infância, que vai do nascimento aos seis anos, são fundamentais para o desenvolvimento humano e geram impactos que irão refletir em toda a vida. E é justamente por esse período ser tão relevante que é também essencial destacar a importância da Educação nessa fase de formação.

Por muito tempo as escolas de Educação Infantil foram tidas somente como espaços destinados a receber as crianças para passar o dia enquanto suas famílias trabalhavam. Felizmente esse conceito tem mudado e este primeiro contato com o ensino formal, obrigatório no Brasil a partir dos quatro anos de idade, passou a ser visto com mais atenção.

“A Educação Infantil é um marco na vida da criança e os anos iniciais na escola são essenciais para a formação de valiosos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. É neste momento que ela expande o seu círculo de relacionamento para além do núcleo familiar e passa a ter uma nova rotina, em que interage com seus pares, vivencia novas situações, conhece e explora o mundo”, explica Camila Karino, pesquisadora na área de processos de ensino-aprendizagem e de avaliação e CEO da Geekie, empresa de educação referência em inovação e tecnologia para transformar a educação brasileira.

A especialista – que é psicóloga, Mestre e Doutora em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio na Universidade de New Brunswick (Canadá), onde estudou “Igualdade, equidade e eficácia do sistema educacional brasileiro” – reforça que são desenvolvidas importantes habilidades cognitivas, motoras e sociais neste início da vida escolar. E que, portanto, é uma oportunidade de aprendizado que não pode ser desperdiçada.

“Como a criança depende de apoio e orientação para realizar as diversas tarefas básicas de autocuidado, este primeiro momento do ensino formal entrelaça o cuidar e o educar. E é por meio das experiências de ensino, vivências e ferramentas lúdicas que ela conhece o mundo, adquire diversas habilidades, tem contato com suas potencialidades e amplia aspectos básicos do desenvolvimento de forma organizada e direcionada, sem uma cobrança de aprendizado formal”, destaca.

Ao longo dessa jornada na Educação Infantil, Camila ainda reforça que os pequenos ganham inúmeros benefícios que ajudam a prepará-los para as próximas fases de suas vidas. “Entre elas, destaco o contato com a sociedade e seus colegas da mesma idade, o desenvolvimento de habilidades motoras essenciais, o acompanhamento pedagógico direcionado, a identificação de dificuldades e melhor aprendizado para cada aluno e a preparação para o letramento e a alfabetização”, elenca a pesquisadora.

E é justamente por entender a importância desses anos iniciais na educação e formação dos estudantes que a Geekie acaba de lançar a Coleção Rios. O novo material didático faz parte do Geekie One e traz uma proposta pedagógica inovadora para a Educação Infantil, visando valorizar essa fase de desenvolvimento, inspirar novas possibilidades de vivências dentro da rotina escolar e trabalhar aprendizagem ativa e significativa. Sempre respeitando a singularidade de cada um, ajudando a criança a conhecer a si e ao mundo ao seu redor e estimulando a imaginação, curiosidade e descoberta.

“O nome já diz tudo: assim como as águas fluviais estão sempre em movimento, carregadas de vida e de possibilidades, a proposta do nosso novo material da Coleção Rios é apoiar as escolas e profissionais da educação no direcionamento dos estudantes para que eles possam trilhar seus próprios caminhos rumo ao conhecimento e, assim, se prepararem para o futuro”, finaliza Camila Karino.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar