Você sabia que existe ressonância magnética com sedação?
O Dr. Marcos Duchene, médico radiologista do Hospital Albert Sabin, explica tudo sobre o tema
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, onde é possível visualizar com grande precisão órgãos e tecidos em diversos planos do espaço.
“O procedimento é realizado em um equipamento onde o paciente é introduzido em um túnel aberto de ambos os lados. O procedimento pode durar cerca de 20 a 40 minutos e não ocasiona nenhum tipo de dor durante a execução”, explica o Dr. Marcos Duchene, coordenador da radiologia do Hospital Albert Sabin (HAS).
Em alguns casos é necessário a sedação do paciente para que o exame ocorra de maneira adequada e eficiente como, por exemplo, crianças, pessoas confusas, ansiosas, claustrofóbicas, que apresentam dores severas e/ou movimentos anormais que possam dificultar a realização do procedimento.
O processo de sedação ocorre após o anestesista avaliar o paciente onde poderá optar por uma anestesia inalatória ou endovenosa. “Contudo, em alguns casos, basta que o profissional médico detalhe os procedimentos para que o paciente se acalme e não se faça necessária a sedação”, diz o Dr. Duchene.
Durante o exame sob anestesia, que ocorre após jejum prolongado e exames solicitados, como ECG e laboratoriais, o paciente é monitorado durante o processo através de eletrocardiograma, oximetria, medida de pressão arterial e capnografia além de ser supervisionado por um anestesista, radiologista e toda uma equipe afim de que o procedimento ocorra de maneira segura e eficiente. Na maioria dos casos, o efeito da anestesia cessa rapidamente e o paciente é dirigido à sala de recuperação após a realização do exame, o paciente é dirigido à sala de recuperação onde, após a avaliação do anestesista, é possível receber alta bem como suas orientações gerais.
“Resumindo, o objetivo da anestesia durante o exame de ressonância é, em certos casos, oferecer o máximo de conforto ao paciente e a obtenção de diagnósticos mais precisos”, finaliza o radiologista do HAS.
HOSPITAL ALBERT SABIN:
Com a missão de promover a saúde, buscando a excelência dos processos assistenciais, melhoria contínua e eficiência operacional há mais de 50 anos, o Hospital Albert Sabin (HAS), está revitalizado, modernizado e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.
Humanização, cuidado, atenção e respeito são os valores que orientam todas as atividades da equipe e do centro médico, colocando à disposição dos pacientes equipamentos de última geração, que garantem mais segurança e altos índices de sucesso em cirurgias e tratamentos.
Os serviços oferecidos à população, sempre com alto grau de qualidade, são os mais completos e diversos, como o Pronto Atendimento 24 horas, Unidade Coronariana (UCO), Centro Cirúrgico e internações de urgência e eletivas.
O HAS oferece atendimento com total segurança e cuidado nas mais diversas especialidades, como Arritmologia, Bucomaxilo, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Vascular.
O Hospital Albert Sabin também realiza exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, serviços de diagnose e terapia com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e com qualidade profissional incomparável. Dentre esses serviços encontram-se a Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética/Angioressonância.
O hospital e seus profissionais atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes.