Sexólogos Natali Gutierrez e Renan de Paula falam sobre a importância do orgasmo

No dia 31 de julho, é celebrado o Dia do Orgasmo, data que busca promover a importância de uma sexualidade saudável e estimular a abertura de diálogo sobre o tema. O orgasmo desempenha um papel fundamental na saúde física e mental, liberando endorfina, hormônio que promove as sensações de prazer, bem-estar, alívio do estresse e melhora do humor. Além disso, fortalece os vínculos emocionais entre os parceiros sexuais, melhora a qualidade do sono e traz benefícios para a saúde cardiovascular.

Falar do Dia do Orgasmo é falar sobre respeitar os próprios limites e adotar uma abordagem saudável da sexualidade. Tratar o tema com consentimento, respeito, compreensão e cuidado, são essenciais.

Natali Gutierrez, sexóloga à frente da Dona Coelha, destaca a importância do orgasmo para as mulheres: “O orgasmo é super importante para nos entendermos enquanto pessoas poderosas e potência. A vulva e o clitóris são por si só grandes potências. Uma mulher que compreende como o orgasmo pode trazer novas perspectivas para a sua vida, promover autoconhecimento e conectar alma, corpo e prazer durante a intimidade é algo realmente especial. Quando uma mulher conhece seu próprio corpo e entende o que faz sentido e o que não faz quando o assunto é prazer, ela não se permite passar por encontros ruins ou sair com alguém que não faça aquilo que verdadeiramente lhe satisfaz, pois já sabe o quanto é extraordinário ter orgasmos que a deixam em pleno êxtase.”

Natali enfatiza: “O Dia do Orgasmo é uma oportunidade para refletir sobre a importância do prazer sexual em nossas vidas, buscando uma sexualidade saudável baseada no respeito mútuo, comunicação segura e descoberta das próprias necessidades e desejos. A busca pelo prazer mútuo e pela satisfação emocional resultará em uma vida sexual mais gratificante e significativa.”

Renan de Paula, sexólogo e co-fundador da Dona Coelha, destaca a importância de não se concentrar apenas no orgasmo masculino: “O orgasmo é uma parte vital da experiência sexual humana, mas sua importância vai além do prazer físico. Ele desempenha um papel crucial na conexão emocional entre os parceiros, na promoção do bem-estar geral e até mesmo na saúde física. No entanto, é essencial entender que o orgasmo não deve ser o único foco do encontro sexual. A ênfase deve estar na jornada de prazer compartilhado, não apenas no destino.”

Renan também destaca a importância da empatia e da comunicação na busca pelo prazer mútuo: “Ser egoísta na busca pelo orgasmo pode levar a uma experiência sexual insatisfatória para a parceria. É importante ter empatia para entender e atender às necessidades e desejos do parceiro ou parceira. Isso inclui preliminares prolongadas, comunicação aberta sobre o que é prazeroso para cada um e garantir que ambos se sintam satisfeitos e cuidados.”

Desmistificar a ideia de que o orgasmo masculino é o fim do encontro sexual também é fundamental: “Muitos homens podem aprender a ter orgasmos múltiplos ou a separar o orgasmo da ejaculação, permitindo uma experiência sexual mais longa e gratificante para ambos. Ao se concentrar no prazer compartilhado e na conexão emocional, os homens podem ter orgasmos sem serem egoístas, levando a uma vida sexual mais satisfatória e gratificante.”

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Conteúdo Adulto

O conteúdo a seguir é destinado ao público adulto.

Ao escolher sim você está declarando ser maior de 18 anos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar