Vintage e retrô: entenda a diferença e se jogue na decoração

Ao contrário do que muitos pensam, os dois não são sinônimos de antiguidade, mas sim estilos diferentes.

Dentro do universo decor, existem diversas opções de estilos a serem escolhidos, aproveitados e explorados. Inclusive, decorações que entram para a história e se perpetuam com o passar dos anos, como é o caso do vintage e do retrô.

Não se surpreenda, pois eles não são a mesma coisa e nem sinônimos diretos de antiguidade como muitos pensam, mas sim estilos diferentes de decoração. Ambos podem ser aplicados de diversas formas em muitos ambientes, com o objetivo de trazer um design clássico e elegante.

Mas você sabe qual é a diferença? As plataformas Triider e habitissimo, especializadas em contratação de profissionais de pequenas a grandes obras e reformas, explicam e também mostram dicas de como aplicar essas duas vertentes que nunca saem de moda. Veja:

Vintage

Quando falamos vintage, estamos falando de peças raras de decoração, que passaram por todos esses anos em bom estado de conservação e são usados para decorar um ambiente. Normalmente, podem ser encontrados em antiquários e brechós e vão desde móveis a pequenos objetos.

Existem itens que podem ser restaurados, preferindo-se tons suaves, como o branco ou os pastéis. Dessa forma, a peça mantém o seu ar antigo, mas ganha uma nova vida e utilidade.

O estilo vintage é leve e, sua intenção, é trazer personalidade e alma para o lugar, por meio de peças que tragam essa essência e combinem com a vibe da pessoa e transmitam isso no espaço desejado.

Retrô

Já o retrô são ambientes e objetos, produzidos nos dias de hoje, porém que remetem a décadas passadas, muitos se inspiram nas decorações usadas nas décadas de 60 e 70.

Nuances fortes e vibrantes, presença intensa de cores e designs diferentes, com mobílias abstratas, padrões em xadrez e até mesmo tiy-dye são a marca registrada desse estilo que mescla ousadia e diversão, homenageando os anos passados.

Como aplicar o vintage ou o retrô?

Agora que sabemos que o vintage é o antigo e o retrô faz referência ao antigo, fica mais fácil ir em busca da decoração ideal e aqui a dica fundamental é o equilíbrio.

Usar muitas peças antigas pode não ser um bom negócio e acabar deixando o ambiente com cara de museu, por isso escolha bem o objeto que deseja usar e veja se ele se encaixa na proposta. Uma boa saída é mesclar a elegância do vintage com uma mobília mais moderna, assim o antiquado terá o devido destaque e irá complementar a decoração.

A mesma dica vale para quem quer um ambiente retrô, tenha atenção aos detalhes para que não fique poluído visualmente, combine as formas, texturas e cores com equilíbrio. Peças geométricas e coloridas são uma ótima opção, além de combinarem com texturas como o veludo e o vinil, características marcantes dos anos 60 e 70. Aqui a criatividade e bom gosto são as maiores referências.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar