Cozinha terapêutica: os benefícios de uma alimentação caseira

* Por Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo

A cozinha terapêutica é a relação emocional de alguém com a comida e com o preparo das refeições. Fazer seu próprio alimento pode ser transformador em vários sentidos. Ao cozinhar, você sabe exatamente o que está consumindo, qual foi o modo de preparo e todos os ingredientes que estão entrando em seu organismo.

Esse ritual pode ampliar a qualidade de vida, melhorar a saúde, o humor e a disposição. Além disso, preparar o cardápio em casa ajuda a economizar dinheiro e criar laços afetivos com a comida e com seus convidados, ampliando as oportunidades de socialização com as pessoas que amamos.

Além disso, preparar a própria comida estimula a redução das calorias consumidas, já que quem cozinha pode fazer as porções em quantidades exatas. Estudos divulgados pelo UOL mostram, ainda, que comer em casa reduz o consumo de carboidratos e gorduras, resultando em refeições mais saudáveis e nutritivas e evitando doenças.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estar saudável é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidade. Por muito tempo, as pessoas enxergavam a nutrição como uma ciência que só deveria ser aplicada quando já existia uma doença. Mas é exatamente ao contrário: a nutrição, junto com a culinária, deve ser utilizada de forma preventiva. É essencial priorizar uma alimentação saudável, não só para combater uma doença, mas principalmente para prevenir que ela aconteça.

Os alimentos naturais e nutrientes são os nossos combustíveis, bem como as marcas que prezam por esse conceito podem ser aliadas a indústria alimentícia teve um papel importante na conservação dos alimentos, mas a quantidade de produtos na atualidade, ricos em conservantes, corantes, adoçantes, estabilizantes, todos artificiais, além de muito açúcar, sódio, gorduras hidrogenadas que não oferecem nenhum benefício à saúde, é significativa.

Por isso é importante, optar por marcas conscientes, que priorizam processos produtivos de qualidade e que possuam matérias-primas de origem natural. Hoje, podemos optar também por coisas práticas, mas com boa procedência e ingredientes saudáveis.

A cozinha terapêutica é sobre isso: um resgate de algo essencial à humanidade, que é preparar sua própria comida, com ingredientes e produtos bem pensados. Esse, sem dúvida, um dos hábitos que as pessoas valorizaram durante o longo período de isolamento, o que abriu os olhos de muitas pessoas sobre cuidar da saúde e ressignificar o viver! Todo mundo ficou em casa e precisou em algum momento cozinhar, ser criativo, se relacionar mais com a família, desacelerar e pensar em escolhas mais certeiras

O ato de cozinhar pode trazer mais saúde, controlar o estresse, a ansiedade e ainda se tornar uma forma de realmente usar a atividade como um momento de cura, focando no presente e esquecendo um pouco os problemas do dia a dia. Além de explorar a criatividade, novas ideias e combinações. É a união do amor com o sabor e essa receita não pode dar errado!

 

*Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo, empresa pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite – e-mail: verdecampo@nbpress.com.br

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar