Márcia Huçulak destaca importância da mobilização e chama para 1ª caminhada contra o feminicídio

No próximo sábado (22/7) ocorre a Caminhada do Meio-Dia, que faz parte da campanha Paraná Unido Contra o Feminicídio e já conta com 50 municípios participantes

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) reforça a importância da mobilização da população na luta contra violência sofrida por mulheres, ainda muito presente no país.

No próximo sábado (22/7), será realizada a primeira Caminhada do Meio Dia, como parte da campanha Paraná Unido Contra o Feminicídio, recém lançada pela Secretaria Estadual da Mulher, da Igualdade Racial e da Pessoa Idosa.

Cinquenta municípios, incluindo a capital, já confirmaram a realização do encontro.

Casos frequentes

De acordo com relatório da Rede de Observatórios de Segurança, em 2022 houve 2.423 casos de violência contra mulheres, sendo que 495 foram assassinadas.

Ou seja: a cada quatro horas uma mulher é vítima de algum tipo de violência no país.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) aponta que no Paraná foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio em 2022. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.

“A mobilização é importante para que as pessoas tenham mais consciência do problema e dessa forma todos possam atuar de maneira permanente para diminuí-lo”, diz Márcia.

“Violência de gênero é inaceitável e o poder público precisa ser cada vez mais ativo em combatê-la”, completa a deputada, destacando a boa estrutura e a eficiência das políticas públicas desenvolvidas no Paraná.

Data

A data de 22 de julho foi escolhida em homenagem à advogada Tatiane Spitzner, que foi morta por seu companheiro nesse dia, em 2018, em Guarapuava.

Adesões

Segundo a secretaria, comandada por Leandre Del Ponte, novas adesões de municípios podem ser feitas, bastando entrar em contato com o órgão.

Serviço

Em Curitiba, a caminhada, realizada em parceria com a Prefeitura, tem ponto de encontro marcado para as 11h30 na Praça Santos Andrade e seguirá com destino à Praça Osório.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar