Atitudes positivas ajudam a valorizar cada conquista e a aprender a se amar

O mestre em psicologia social Gustavo Imianowsky selecionou dicas para ter uma postura saudável no dia a dia

Quando somos crianças ou adolescentes, sonhamos em ser adultos e em tudo o que esse período pode oferecer, em especial, ao fato de ser livre e poder fazer o que quiser e do jeito que bem entender (doce ilusão). Ao alcançarmos  a maioridade, descobrimos que a vida adulta não é uma tarefa fácil, ela é repleta de desafios e adversidades. Dá até vontade de voltar atrás, aproveitar mais, esquecer por algumas horas as nossas responsabilidades e apenas ser feliz com a leveza, a intensidade e a ingenuidade das crianças.

Lidar com todas as emoções que são vividas no cotidiano frente a diferentes situações eventualmente pode exigir jogo de cintura e, até mesmo, ser desafiador. O estresse, por exemplo, é algo que pode trazer emoções desagradáveis como frustração, irritabilidade, dificuldade de concentração, o que acaba levando a maior intensidade e dificuldade na própria situação estressora. Pensamentos catastróficos, pessimismo, perda da esperança. Muitas vezes é quase difícil acreditar que o amanhã será melhor ou manter uma atitude positiva e otimista quando as coisas apertam e parecem não ter  saída.

“Neste momento, é importante ficar distante das redes sociais, onde o dia a dia das pessoas é perfeito e todas são bonitas e felizes, para evitar comparações, gerando a sensação de inferioridade ou achar que as dificuldades acontecem apenas com você e que sua vida é ruim. O ato de se comparar gera gatilhos e causa baixa autoestima, tal fato, acaba contribuindo para transtornos e comportamentos destrutivos, relacionados aos sentimentos de perfeccionismo, incompetência e inadequação”, orienta Gustavo Imianowsky, Mestre em Psicologia Social pela PUC e professor na pós-graduação no curso de Nutrição Comportamental & Clínica na Faculdade UNIGUAÇU.

É importante equilibrar os pensamentos, os excessos e extremos não são bons companheiros. Ao focar apenas nos momentos difíceis, deixamos de lado as coisas e situações boas da vida.

O psicólogo preparou nove dicas para manter a atitude positiva no dia a dia:

  • O primeiro passo é ter consciência das suas necessidades, emoções e identificar o que te deixa infeliz.
  • Ajustar as expectativas à realidade, defina metas curtas e possíveis. Um passo de cada vez.
  • Aprenda a driblar o perfeccionismo e a ser mais flexível com os resultados. Curta cada vitória.
  • Nessa trajetória é importante evitar comparação. Lembre-se: você é única.
  • Faça atividade física. A prática de exercícios físicos libera serotonina (hormônio do bem-estar) e se manter ativo ajuda a aliviar o estresse, melhora a criatividade e a disposição.
  • Saiba apreciar e reconhecer suas qualidades, e identificar as coisas boas que você tem na vida.
  • Desenvolva a autocompaixão. Não seja cruel consigo, errar faz parte do processo de crescimento.
  • Procure ajuda profissional. Esse acompanhamento ajuda a desenvolver o autoconhecimento.
  • Lembre-se: mudar é doloroso e difícil, mas é algo que ajuda a curar feridas, dar um novo rumo à vida e é libertador.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar