Dia Mundial da Hipertensão: saiba mais sobre causas e prevenção da doença que tem crescido em todo o mundo

Na Araujo, maior rede de drogarias de Minas, o programa Hipertensão em Dia já atendeu mais de 90.000 pessoas

Para conscientizar os cidadãos sobre os riscos da pressão alta, o dia 17 de maio foi estabelecido como o Dia Mundial da Hipertensão, uma doença que acomete os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos, podendo causar paralisação dos rins. O diagnóstico acontece quando a pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Em 90% dos casos, a doença é herdada dos pais, mas há outros fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles o tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física. Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior entre pessoas de pele preta, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, mulheres com mais de 50 anos e em diabéticos.

Em 2022, o Ministério da Saúde publicou um relatório apontando que o número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão havia aumentado 3,7% em 15 anos, no Brasil, passando de 22,6% em 2006 para 26,3% em 2021. O relatório mostra ainda um aumento na prevalência do indicador entre os homens. Apesar de não ter cura, a hipertensão, considerada o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, pode ser controlada a partir de mudanças no estilo de vida. “É imprescindível que o paciente diagnosticado com hipertensão mantenha o peso adequado, pratique atividades físicas, não abuse do sal nos alimentos, modere no consumo de álcool, evite alimentos gordurosos, abandone o cigarro e use os medicamentos prescritos corretamente, consultando periodicamente o médico”, explica Isabel Dias, Gerente técnica farmacêutica da Araujo.

Hipertensão em Dia

A Araujo, ciente do seu papel na prevenção e controle de doenças, criou, em 2017, o programa Hipertensão em Dia, que já auxiliou mais de 90.000 pessoas. O programa consiste no acompanhamento de pressão arterial e auxílio farmacêutico para o bem-estar de pacientes hipertensos. O cliente que o adquire tem direito a fazer 7 aferições de Pressão Arterial em um intervalo de 14 dias. “O paciente compra este programa por apenas R$ 35,00 e tem a tranquilidade de ter a sua pressão constantemente monitorada, em qualquer uma de nossas unidades, por nossa equipe de farmacêuticos”, explica Isabel.

Há, na rede, outros programas de acompanhamento de doenças distintas que contemplam o projeto Saúde em Dia. Entre eles estão o Diabetes em dia, Colesterol em dia, Parar de fumar,  Gestão do Peso, entre outros. As informações sobre cada um deles, bem como os preços, podem ser consultadas no site da Araujo (https://www.araujo.com.br/saudeemdia#programas-de-saude), por meio do qual também é possível realizar os agendamentos online, ou converse com o farmacêutico na Araujo mais próxima.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar