Healthtech utiliza Inteligência Artificial com fisioterapia personalizada via aplicativo

Implantada em 2003, metodologia exclusiva de Patricia Lacombe busca democratizar o acesso a fisioterapia com uma experiencia alto padrão, que combina planos acessíveis com acompanhamento especializado e acesso ao tratamento por app em qualquer lugar

Antes mesmo dos tempos de Chat GPT e soluções tecnológicas em foco, a inteligência artificial já era usada na área da saúde. No caso da Aira, healthtech do Grupo Vitus, a união dos princípios de uma metodologia francesa do início do século XX com a AI, teve início em 2003.

De forma pioneira, Patricia Lacombe, fisioterapeuta especializada em diversas técnicas de alinhamento e correção postural, trouxe a formação do Método Ehrenfried ao Brasil há 20 anos. A técnica consiste em um vasto repertório de movimentos que atuam em três níveis: pedagógico, preventivo e terapêutico, trabalhando o corpo como um todo.

Já naquela época, a founder da Aira criou a única plataforma de fisioterapia digital, o FisioClub, já utilizada por inúmeras empresas de saúde e corretoras com a finalidade de levar a larga experiência da metodologia e do Instituto Patricia Lacombe em maior escala e a distância.

O portal possibilita que tanto clientes B2B quanto B2C utilizem protocolos de tratamento das mais variadas doenças osteomusculares, e conta com indicadores para gestão do risco e diminuição do custo médico. Com os tratamentos oferecidos pelo portal e agora pela Aira, as dores são reduzidas em 71% e as medicações, em 60%. Além disso, cerca de 94% das cirurgias são evitadas nas empresas parceiras da healthtech.

A fisioterapia do futuro na prática

Funciona assim: cada paciente tem acesso a um tratamento individualizado e em uma única sessão diversas queixas são tratadas de forma integral, evitando que o paciente realize uma sessão para cada ponto de dor.

Além do tratamento presencial, o paciente tem acesso à tele reabilitação e ao app do FisioClub, que reúne toda a qualidade da marca de forma virtual, otimizando o tempo dos pacientes. Assim, o paciente tem todo o seu tratamento dentro do software, e cada um pode seguir o seu de qualquer lugar do mundo, mesmo não estando presente em uma das unidades.

Por meio do aplicativo e metodologia da Aira, ao contrário das demais fisioterapias, o paciente já sabe desde o início qual será o custo e seu tempo de tratamento, quando ele será finalizado, e poderá acompanhar seus avanços em tempo real.

O médico e a operadora de saúde também podem visualizar esses resultados, o que permite maior transparência e acompanhamento do desfecho clínico.

Metodología Aira: agora em São Paulo, para pacientes a partir de 12 anos

Com esse modelo de tratamento, Patricia lançou inicialmente a metodologia para a Amil e foi responsável durante 15 anos por gerenciar 14 unidades de fisioterapia da rede, criadas para reduzir cirurgias e cuidar de pacientes crônicos.

Ainda, a especialista em dor montou também unidades in company e instalou este modelo em mais de 200 empresas. Em 2023, houve a fusão da Aira do Instituto PatrIcia Lacombe com o Grupo Vitus, holding de marcas de saúde, e o lançamento de uma unidade no bairro do Tatuapé, em SP. Agora, outra será inaugurada em maio no Paraíso, também em São Paulo.

“Por meio da tomada de consciência é possível identificar patologias e dores que surgiram devido à postura incorreta durante a vida, em um processo que trata as dores eliminando a sua causa, com movimentos que melhoram a respiração, o tônus muscular e trazem equilíbrio. Com a tecnologia do nosso app, conseguimos dar autonomia para o praticante conhecer seu corpo e levar esses conhecimentos para o seu cotidiano”, finaliza Patricia.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar