Limpeza dos fios: qual a frequência ideal para a lavagem dos cabelos?
O tipo de fio e do couro cabeludo, o estilo de vida e o clima da cidade são fatores que interferem na forma correta de higienizar as madeixas
Cuidar dos cabelos envolve muitos processos, mas para mantê-los bonitos e saudáveis é preciso adotar um ritual de cuidados que envolve hidratações, nutrições, reconstruções, uso de produtos específicos, água na temperatura ideal, entre outros. Porém, mesmo com uma rotina correta, é normal surgir dúvidas e uma das mais comuns é sobre a frequência da limpeza das madeixas.
As respostas variam porque dependem de muitos aspectos, como por exemplo, o tipo de fio e do couro cabeludo, o estilo de vida, se faz ou não procedimentos químicos e o clima da cidade. Esses fatores implicam na quantidade de sujeira acumulada e, consequentemente, na higienização necessária.
Para esclarecer as dúvidas sobre esse tema, Ana Paula Rodrigues, especialista da Widi Care, marca carioca vegana de produtos capilares presente no mercado de beleza desde 2009, listou algumas dicas e indicou os melhores produtos para que a lavagem dos fios seja feita de forma correta.
Cabelos lisos
Esse tipo de fio pode ser lavado diariamente ou conforme a sua necessidade. Geralmente, apresentam como característica à oleosidade, por este motivo, é imprescindível o uso de produtos específicos que atuem neste controle. “A linha Liso Maravilha foi desenvolvida para atender as necessidades dos cabelos lisos, sendo naturais ou quimicamente tratados. Com ativos hidratantes e nutritivos, os produtos agem da raiz às pontas, mantendo os fios alinhados, sem frizz e protegidos das agressões externas, desde a higienização até a secagem e finalização”, explica Ana Paula Rodrigues.
Cabelos secos
Quando os fios secos são lavados todos os dias, a oleosidade natural é comprometida, deixando as madeixas ainda mais ressecadas, por isso, o intervalo de lavagem pode ser maior – 2 ou 3 dias – com produtos focados em hidratação. A linha Pérola de Caviar, da Widi Care, é uma boa dica! A fórmula equilibrada, com Óleo de Argan e Extrato de Caviar Verde, devolve a umidade natural dos fios, proporciona revitalização, maleabilidade, brilho e assegura máxima proteção e hidratação.
Cabelos coloridos
“A dica para cabelos coloridos é higienizá-los quando achar necessário com produtos específicos onde uma das principais propriedades é não desbotar e mudar o tom. A nossa linha Banho de Colágeno, por exemplo, é enriquecida com Óleo de Girassol, ativo antioxidante e responsável pela proteção da cor. A linha age ainda na recuperação da estrutura capilar e devolve a força e o brilho aos cabelos coloridos em apenas dois passos, pois conta com um shampoo e uma máscara de tratamento de ação condicionante.” enfatiza a profissional.
Cabelos cacheados e crespos
Os cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais ressecados devido a sua estrutura – a oleosidade produzida no couro cabeludo tem dificuldade de chegar às pontas – portanto, lavá-lo diariamente está fora de cogitação! A limpeza excessiva pode deixá-los ainda mais ressecados, frágeis e quebradiços. Neste caso, a dica é higienizá-lo a cada dois ou três dias e com produtos com propriedades hidratantes e nutritivas.
“A linha Juba possui 13 itens desenvolvidos para todas as curvaturas de cabelo. Com Óleo de Linhaça, Extrato de Avelã, Manteiga de Murumuru e Óleo de Coco, age no interior da fibra capilar devolvendo emoliência e garantindo brilho acetinado e definição por até 48 horas”, ensina Ana Paula Rodrigues.
Mais dicas para acertar na higienização dos fios:
-Tente sempre lavá-los com água morna ou fria. A água quente abre as cutículas, ressecando e embaraçando os cabelos;
– Aplique o shampoo apenas na raiz. A água corrente irá espalhar o produto até as pontas e limpar a cabeleira como um todo;
– Não esfregue o shampoo com força, pois o atrito pode enfraquecer e até quebrar os fios.
– Para evitar raiz pesada, entupimento do couro cabeludo e até caspa, aplique o condicionador no comprimento e nas pontas.