Atentados em escolas: Como o narcisismo e neurônios-espelho podem afetar o cérebro de jovens

Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, afirma que mudanças abruptas da sociedade, influências externas e redes sociais podem moldar negativamente cérebro de jovens

O grande número recente de massacres em escolas tem, além de deixar a sociedade apreensiva com a segurança dos filhos, levantado questionamentos sobre a saúde mental dos jovens e quais fatores colaboram para a perda de sanidade que leva a cometer um crime bárbaro.

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, existem diversos fatores que colaboram para afetar as noções de certo e errado no cérebro de um jovem.

A racionalidade, a coerência e as noções de certo e errado são dois aspectos fundamentais para o autocontrole, mas elas são bastante afetadas por alguns fatores, em especial ligados à modernidade“.

Narcisismo patológico

Há alguns anos venho defendendo a ideia de que nossa sociedade tem enfrentado um coletivo de narcisismo patológico, uma das suas principais causas são a ansiedade em excesso e as redes sociais, elas fornecem estímulos que afetam a homeostase do nosso cérebro“.

O que está acontecendo é que o excesso de telas está superativando as regiões mais primitivas no cérebro, o que conflita com as regiões mais novas, gerando assim  um desequilíbrio às adaptações que o cérebro realizou ao longo do tempo, em sua evolução, mas que são incapazes de acompanhar o ritmo tecnológico frenético, causando disfunções quando em excesso“.

As crianças estão cada vez mais sozinhas e entediadas no mundinho virtual, onde a necessidade de chamar a atenção tornou-se uma obrigatoriedade para ter validação social como alternativa para superar essa sensação de solidão, ao mesmo tempo não há uma satisfação real, causando um aumento da ansiedade gerada pela insatisfação para a busca maior de recompensa, que cada vez precisa de situações com mais impacto, além disso, como a região frontal só termina a sua formação até os 30 anos de idade a depender do indivíduo, as crianças têm essa região menos desenvolvida, estando ainda mais propícia a problemas” Explica Dr. Fabiano de Abreu, autor do artigo “Narcisismo Cultural – Danos à saúde mental”, publicado pela International Journal of Health Science.

 

Neurônios-espelho e efeito contágio

O efeito contágio é um fenômeno psicológico que pode ser observado quando uma emoção, comportamento ou ideia se propaga rapidamente, funcionando como um estímulo para outras pessoas que estão propensas a reproduzir o mesmo comportamento.

 

Em casos de crimes violentos ou ataques, a ação pode servir de inspiração para outras pessoas que possuem características psicológicas e/ou motivações semelhantes às do agressor, para realizar o mesmo ato ou algo semelhante, esse efeito pode ser amplificado pela tecnologia, através do compartilhamento de informações, fotos, imagens e vídeos nas redes sociais e aplicativos de conversa, o que propaga a informação rapidamente para um grande número de pessoas, devido a isso, em meio a massacres em escolas, diversos veículos jornalísticos têm evitado publicar fotos dos autores.

Um estudo realizado recentemente por pesquisadores da Stanford Medicine, identificou neurônios, conhecidos como neurônios-espelho, serem ativados de forma igual tanto quando o rato estava lutando, quanto observava outro rato lutar, reforçando a existência de mecanismos primitivos no cérebro que geram propensão a repetir atos de violência.

É importante separar a causa do incentivo. Pois os motivos podem ser diversos, entre eles, o declínio social em diversos fatores, assim como a pressão sobre a aceitação e o conflito de julgamento de certo e errado“.

Nos Estados Unidos os atentados tem relação com o bullying e a “pressão” de ter que ser o melhor num país muito competitivo, os atos são no intuito de vingança e chamar a atenção. O chamar a atenção sempre está presente nos atos, assim como no Brasil, pelos mesmos motivos e também pela cultura da rede social e aplicativos como o TikTok e Instagram” Aponta.

Especialistas de várias profissões tentam procurar razões, culpados, e outras vertentes para justificar, mas a resposta está no cérebro e se há um culpado maior é a rede social e a falta de controle sobre ela, os pais exercem um papel de destaque nesse processo,devendo ensinar os filhos a usar moderadamente as redes sociais” Afirma Dr. Fabiano de Abreu.

A influência do narcisismo patológico e dos neurônios-espelho no prejuízo da racionalidade levando pessoas a cometerem crimes faz parte de um modelo científico publicado no CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, integrando um estudo já iniciado.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar