Movimento Juntos Contra o Mosquito chega ao Paraná para reforçar o combate à Dengue
O movimento Juntos Contra o Mosquito – iniciativa de SBP®, marca de repelentes e inseticidas da Reckitt Hygiene Comercial, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, integrante da maior rede de ajuda humanitária do mundo – promoveu, no último sábado, dia 11, as primeiras ações do programa, com duração de três meses, que pretende conscientizar a população sobre a importância de combater os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
As atividades aconteceram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Graziela (Rua Áustria, s/n Jardim Graziela, em Almirante Tamandaré) e reuniram cerca de 200 pessoas, que puderam participar de ações como teatro para crianças – sob o tema Esse Mosquito Vai Dançar -, medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre a Covid-19 e a Dengue. A iniciativa deve impactar mais de 6 mil pessoas na região até o final da temporada.
O mesmo evento esteve em bairros de Maceió, Fortaleza e São José dos Campos (São Paulo). A expectativa é que cerca de 4 mil famílias, ou seja, 20 mil pessoas, sejam impactadas em todo o país até o final da temporada, que se encerra em abril de 2023, em comunidades vulneráveis mais afetadas por casos de arboviroses no país.
Edições anteriores
Desde sua primeira edição, as ações do Juntos Contra o Mosquito já impactaram cerca de 118 mil famílias em 12 Estados brasileiros. O movimento, que faz parte do propósito de SBP®, possui um protocolo desenvolvido pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, universidade de Londres especialista em doenças tropicais, e foi adaptado à realidade das comunidades locais em alta vulnerabilidade social pela Cruz Vermelha Brasileira.
Nesta sexta edição, as ações ocorrem em comunidades de Curitiba, Fortaleza, Maceió e São José dos Campos, totalizando cerca de 4 mil famílias impactadas.
Dengue no Brasil
O Brasil viveu um surto grave de dengue em 2016, ano em que foram registrados mais de 1,5 milhão de casos de dengue no país. Em 2022, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, foram confirmadas 1.016 mortes por dengue no Brasil.
Os índices devem crescer com a chegada da época de chuvas, quando há aumento de focos do mosquito, o que exige medidas drásticas da sociedade para se proteger e mitigar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Sobre o movimento Juntos contra o Mosquito
Criado em 2017 a partir do propósito de SBP® de proteger as famílias contra mosquitos transmissores de doenças, o movimento busca conscientização e educação para combater o mosquito Aedes aegypti por meio de mutirões de limpeza, ações educativas para adultos e crianças, e doação de produtos dentro das comunidades mais afetadas pela dengue. As ações são desenvolvidas em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, e já chegaram a mais de 28 comunidades com altos índices de arboviroses em 12 estados brasileiros.
Saiba mais em: https://www.juntoscontraomosquito.com.br/