Verão x doenças respiratórias: Conheça os riscos e cuidados
Você sabia que o verão pode propiciar doenças respiratórias? É comum pensar que o inverno é o maior inimigo daqueles que sofrem com rinite, sinusite ou bronquite. No entanto, a estação mais quente do ano também pode ser sinônimo de coriza, falta de ar e vias aéreas comprometidas.
Isso porque o tempo seco, cada vez mais comum durante a estação, as altas temperaturas, desidratação e o uso excessivo do ar condicionado impactam negativamente no funcionamento do sistema respiratório, sendo um gatilho para quem sofre com essas doenças.
Ainda assim, não há necessidade de se preocupar, seguindo os cuidados e absorvendo as informações presentes neste texto, você não terá problemas e poderá curtir o verão tranquilamente. Então, acompanhe e boa leitura!
Quais são as principais doenças respiratórias causadas pelo verão?
No verão é comum que pessoas com tendência a ter sinusite, crises de asma, bronquite e, até mesmo, aquelas que sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), sintam os sintomas com o aumento das temperaturas e queda da umidade do ar. Isso acontece porque as vias aéreas ressecam com as mudanças no clima, impactando também no aumento nos casos de gripe e resfriado.
Para os pacientes com apneia do sono que usam o CPAP, dezembro e janeiro também podem ser meses mais difíceis. O uso do equipamento para o tratamento da apneia também pode contribuir no ressecamento das vias aéreas, mas seguindo as instruções e orientações abaixo, poderá entender mais sobre como superar os obstáculos durante a sua terapia.
Com o verão e o tempo mais seco, é comum que haja um incômodo maior por conta da sensação de ressecamento na região. Ainda assim, é importante manter o tratamento com o CPAP e apostar na hidratação antes e depois da noite de sono. Além disso, é possível também, ajustar a intensidade do umidificação do seu equipamento, melhorando o seu bem-estar durante o uso.
Quais cuidados tomar durante a estação?
Durante todo o verão ou, até mesmo, em dias mais quentes no ano, é necessário consultar o seu médico para conhecer alguns dos cuidados que podem contribuir na prevenção de doenças respiratórias, como:
Usar o ar condicionado o mínimo possível. Ao usá-lo, lembre-se de colocar um umidificador no cômodo para melhorar o ar e evitar o ressecamento das vias aéreas.
Realizar a lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% diariamente. Esse cuidado auxilia na hidratação e limpeza no trato respiratório, porém deve ser feito sob recomendação médica.
Levar uma garrafa de água sempre com você e mantenha-se hidratado. O ideal é beber 35 ml de água a cada um quilo do seu corpo. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg deve ingerir 2,1 litros.
Cuidar da alimentação. Com a imunidade alta, é mais difícil ser acometido por doenças.
Evitar exercícios físicos em horários com maior incidência de sol e alta temperatura. Se possível, prefira locais com sombra e bem arborizados.
Como lidar com as doenças respiratórias?
Seja no verão ou inverno, as doenças respiratórias podem ser amenizadas com os cuidados mencionados. Caso sinta sintomas, busque sempre o auxílio de um profissional de saúde e realize o tratamento indicado.
Resfriados, na maioria das vezes, não geram sintomas graves, mas deixar de cuidá-los pode agravar o quadro, causando pneumonias e, até mesmo, insuficiência respiratória crônica, frequentemente associada a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Por isso, aposte na prevenção e na manutenção da sua saúde.
Então, agora que você conferiu nosso conteúdo, já está pronto para aproveitar os dias quentes, atividades ao ar livre e férias! Não se esqueça de repassar esses cuidados para toda a família, assim todo mundo consegue curtir, beleza?