O diretor, ator e pesquisador Zeca Bittencourt oferece Oficina de Interpretação na Oficina Cultural Oswald de Andrade que começa nesta semana

Diretor, ator, mestrando em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena e bacharel em Artes Cênicas/Direção pela Uni-Rio, Zeca Bittencourt trabalhou como pesquisador de elenco e pesquisador de criadores (roteiristas e diretores) na TV Globo durante 15 anos, foi assistente de Bibi Ferreira e Gabriel Villela, além de ser diretor artístico da Cia. Cênica do Outro Milênio desde 1998. De janeiro a abril de 2023, o artista oferece, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a Oficina de Interpretação para o Audiovisual – Da Boca de Cena ao Close. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.

Ainda no primeiro semestre, Zeca dirige com a Cia. Cênica do Outro Milênio o espetáculo Viver!, baseado em um conto de temática alegórica de Machado de Assis, escrito em estrutura dramática e que trata do encontro entre Ahasverus e Prometeu. A primeira personagem recebeu uma maldição, por menosprezar Cristo em seu calvário, de vagar pelo mundo sem encontrar abrigo e ser desprezada até que o último homem desaparecesse. A segunda personagem pertence à mitologia clássica e foi condenada pelos deuses a ter uma águia comendo seu fígado por toda a eternidade. Já no segundo semestre, o artista estreia O Poeta e a Inquisição, de Gonçalves de Magalhães, considerada a primeira tragédia brasileira.

A oficina criada por Zeca, que ocorre a partir de 28 de janeiro, fornece aos alunos um panorama sobre as diferenças e os princípios básicos de interpretação para o teatro e para o audiovisual – cinema e televisão, abordando questões teóricas fundamentais e utilizando, como ferramenta, práticas de interpretação que objetivam o contato e a intimidade com a câmera.

Durante as aulas, serão explorados estudos, sistematizações e metodologias para a construção da personagem, sobre o trabalho do ator sobre si mesmo e a utilização da câmera. Baseada nos estudos teóricos desenvolvidos por Konstantin Stanislávski (1863 – 1938), que produziu fundamentos e metodologia para o trabalho do ator, e na visão que o diretor, ator e escritor Vsevolod Pudovkin (1893-1953) tinha sobre essa metodologia.

Como atividades práticas, serão gravadas cenas individuais e em duplas buscando experimentar as diferenças entre construir uma cena para o palco e “se deixar ver” por uma câmera. Os alunos também terão um panorama sobre linguagem de set, enquadramentos e planos.

Serviço:

Oficina de Interpretação para o Audiovisual – Da Boca de Cena ao Close com Zeca Bittencourt

CARGA HORÁRIA: 10 aulas de 4h. / Total = 40 horas/aula

De 28 de janeiro a 8 de abril de 2023. Sábados, das 11 às 15h.

20 vagas | Seleção: Análise de currículo com foto, carta de interesse, Entrevista.

Link para inscrição

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar