Nanocosmética: saiba se é uma evolução ou um perigo
A nanocosmética tem ganhado cada vez mais visibilidade, o que faz com que seus efeitos sejam melhor estudados pela ciência, entenda mais sobre essa tecnologia
Os cosméticos estão em constante evolução, cada vez mais novas inovações tecnológicas possibilitam avanços que potencializam seus resultados e facilitam sua produção, uma das mais novas perspectivas para essa área é o uso da nanotecnologia.
As informações foram repercutidas pela cosmetóloga Daniela Lopez. Segundo ela, a nanocosmética já é uma realidade, diversos produtos, em especial os voltados para tratamentos anti-envelhecimento, já se utilizam dessa tecnologia para trabalhar seus ingredientes em nanoescala, o que facilita sua penetração na pele, acelerando e aumentando os seus resultados.
“Essa é uma interessante perspectiva para a produção de cosméticos pois representa uma grande evolução na capacidade de manusear os componentes do produto, abrindo margem para uma série de possibilidades positivas”, mencionou.
Mas, segundo ela, nem tudo são flores, diversos estudos, como o artigo “Nanotechnology in Cosmetics and Cosmeceuticals—A Review of Latest Advancements” publicado pela Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), alertam também para os possíveis efeitos negativos da tecnologia na saúde, como o maior potencial de toxicidade, maior risco caso ingerido, reatividade química e até surgimento de radicais livres.
“Sim, algumas ressalvas precisam ser feitas e fiz isso em um estudo , no entanto, é importante observar que os produtos que chegaram ao mercado foram submetidos a uma série de testes para comprovar sua eficácia e segurança, assim como precisam atender a diretrizes para ser liberado para comercialização, o que torna seu uso seguro”, alertou.
“Por isso, ressalto fortemente a importância de mais estudos e investimentos no uso da nanotecnologia para a produção de cosméticos, tanto para se aprofundar nos seus resultados e potencialidades, quanto para tornar o seu uso cada vez mais seguro para o consumidor”, finalizou.