Roupas para usar o ano todo!
Por Elisa Kohl
Início de um novo ano chegou e junto com ele as marcas iniciam grandes promoções, os famosos saldos ou sale já tradicionais do mês de janeiro. Mas é fundamental ficar atenta para não acabar comprando o que não precisa ou escolher algo por pura empolgação e depois não usar. Então vamos às dicas para acertar na escolha e, de quebra, ainda economizar com compras inteligentes.
Existem algumas peças e cores que chamamos de atemporais. Elas funcionam em qualquer estilo e nunca saem de moda, garantindo composições versáteis o ano todo. Nestas, vale a pena investir até um valor maior, priorizando a qualidade e não a quantidade, e assim você vai poder usá-las durante não somente o ano todo, mas por muitos anos.
No topo da lista está o blazer em cores neutras. Tons como azul marinho, cinza e caramelo são ótimos para combinar com outras peças e ficam sempre elegantes. O blazer é uma peça clássica e pode ser usado em diversas ocasiões, vai depender da modelagem e tecido que mais se adapta à sua rotina. Desde as modelagens mais formais, até as mais despojadas. O blazer é uma opção que conversa bem com calça ou bermuda em alfaiataria e até com jeans. Ele ganhou destaque já faz um bom tempo e pode ser considerado uma peça bem democrática no seu guarda-roupas.
Depois do blazer é a vez de falarmos da jaqueta jeans, sempre charmosa e trazendo um toque jovial para os looks. A jaqueta jeans fica ótima com composições monocromáticos ou com peça única como vestido e macacão, por exemplo. Também vai muito bem com saia, t-shirt e tênis, e fica igualmente bonita com salto, saia e uma blusa mais leve na composição, vai depender da lavagem do jeans, lembrando que lavagens mais claras, estonadas, podem trazer uma mensagem mais despojada, já o jeans tradicional escuro fica ótimo em looks mais sofisticados.
Em seguida, a nossa amada camisa branca. Peça-chave em muitos guarda-roupas femininos, ela é prática, elegante, e fácil de usar. Ótima para composições que pedem formalidade, mas também perfeita para aqueles dias em que a criatividade desaparece na hora de montar o look do dia-a-dia. Em dias mais frios aposte em sobreposição com tricô ou até cropped ou regata. Alguns modelos mais alongados podem ser usados como chemise ou até terceira peça.
Nas estações em que o calor predomina, a dica é apostar na composição com short jeans. O visual fica sofisticado e charmoso. As camisas que tem um caimento leve e tecido um pouco transparente trazem esse charme a mais na produção dos dias ensolarados e de muito calor.
Neste caso, o look pode ser finalizado com acessórios como colares, pulseiras, cinto e até um chapéu.
E já que falamos de jeans, a boa e clássica calça jeans não poderia ficar de fora da nossa lista. Sabemos que ela pode ser uma peça curinga em alguns guarda-roupas, mas você sabe qual o tom e modelo mais adequados de denim compõe melhor cada look? Para usar no ambiente de trabalho que é mais formal, por exemplo, vale investir em peças de cor escura e corte reto. A cintura alta também deixa o visual mais chic e elegante, perfeito para transmitir um ar mais sério. E neste caso, atenção, barriga de fora não é legal. Vamos deixá-la para momentos de lazer. Uma opção pantacourt também é bacana, e se o ambiente não é tão formal, um modelo mom jeans, aquele mais soltinho, com corte reto e ar de anos 90 fica ótimo. Ou a wide leg que traz uma informação bem contemporânea para o look. Atente as melhores modelagens para o seu tipo de corpo e também traz caimento perfeito.
Roupa precisa ser sentida e provada, e claro, fazer sentido, então quando pensamos em liquidação, temos que deixar de lado o rótulo e a ideia de quantidade. Então montei 5 dicas que podem ajudar muito na hora de escolher suas futuras aquisições.
Dicas de ouro
1 – Invista sempre em qualidade;
2 – A peça tem que brilhar os olhos, amar mesmo;
3 – Pense em quantas composições você faria com ela, tendo como base seu guarda-roupas;
4 – Escolha uma cor que coordene facilmente com outras cores, que não seja o preto. Destaco: ele não combina com tudo como muitas pessoas dizem por aí. Substitua o preto por outros neutros escuros – ajuda a sair da zona de conforto;
5 – Se tiver que realizar muitos ajustes, não vale a pena.
Bora aproveitar com responsabilidade e inteligência as promoções de início de ano?