Cuidados para treinar no calor

Dicas para praticar atividades físicas no verão sem se descuidar da saúde

Treinar no verão pode ser uma diversão para muita gente. Dias ensolarados, perspectiva de ir para a praia ou para a piscina e a temperatura mais alta são convites para intensificar a prática das atividades físicas. Os treinos na estação mais quente do ano podem ser muito prazerosos e precisam ser acompanhados de adaptações que levam em conta as mudanças climáticas do período.

É importante aumentar o número e a duração dos intervalos entre cada série de exercícios e também reduzir as atividades cardio, como corridas e pedaladas. O excesso de calor combinado com excesso de esforço pode resultar em tonturas, dores de cabeça e cansaço excessivo.

Um dos pontos mais importantes é manter o corpo hidratado. “É necessário beber mais água não só durante os exercícios, mas também ao longo de todo dia”, afirma Bruno Silva, fisiologista da Smart Fit. Com o tempo quente, a água é a grande responsável por regular a temperatura corporal. Muita gente se esquece de tomar água. Vale lembrar que a recomendação médica é de ingestão de 3 litros de água por dia.

Recomenda-se que a atividade física seja feita em períodos do dia em que o sol pega mais leve, principalmente para quem quer se exercitar ao ar livre. O começo da manhã, fim de tarde e noite são os horários mais indicados. Para quem vai se expor ao sol, o uso de protetores solares é essencial.

Também é preciso cuidado com a alimentação. “Estar bem alimentado no calor garante que o estoque de glicogênio nos músculos seja reposto e evita a falta de energia nos treinos”, afirma Lucas Alves, nutricionista da Smart Fit. Estar bem alimentado significa não treinar em jejum e também não exagerar em alimentos pesados.

Nas altas temperaturas, o metabolismo acaba funcionando mais lentamente, deixando a digestão mais devagar. ingerir alimentos mais leves e refrescantes como melancia, cenoura, salada de folhas, e frutas cítricas como laranja e limão, ajudam a alinhar a digestão. Comer alimentos ricos em potássio, como banana, batata doce e abacate melhoram a circulação e ajudam a evitar as cãibras, que são comuns no calor.

 

A Smart Fit preparou um treino para quem deseja botar as recomendações em prática e começar a fazer exercícios nas altas temperaturas da estação:

TREINO PARA O VERÃO

Treino A/B

Cardio e força: Adaptação e resistência e resistência cadiorrespiratória e muscular.

 

Treino A de segunda e sexta-feira (Força)

Esteira 10 minutos | Velocidade no qual simule uma caminhada

Agachamento Livre | 3 series 15 a 20 repetições – 40seg de pausa

Supino com halter | 3 series 15 a 20 repetições – 40seg de pausa

Afundo Livre | 3 series 15 a 20 repetições – 40seg de pausa

Remada Fechada com halter | 3 series 15 a 20 repetições – 40seg de pausa

ABD Curto | 3 series 15 a 20 repetições – 40seg de pausa

Infra Solo | 3 series 15 a 20 repetições – 40seg de pausa

 

Treino B quarta-feira (Cardio)

Esteira 10 minutos | Velocidade no qual simule uma caminhada

Bike 10 Minutos | Velocidade moderada

Polichinelo| 3 series 10 repetições – 1min de pausa

Meio Burpe | 3 series 10 repetições – 1min de pausa

Pose da criança |3x 20seg – 40seg de pausa

Mobilidade de tronco | 3x 20seg – 40seg de pausa

O download da execução completa do treino pode ser realizado neste link.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar