38,1% dos pedidos de empréstimo no Brasil feitos em setembro foram para empreender
Dados também apontam crescimento nos pedidos de empréstimos para educação
As principais motivações para solicitações de empréstimo no Brasil feitas no mês de setembro foram para empreender. É o que aponta levantamento feito pela Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, com mais de 100 mil pessoas através de sua plataforma. Pedidos de crédito para investir em um novo negócio ou em um já existente representaram 38,1%, um aumento de 6,7% comparado ao mesmo mês do ano anterior. Entre os estados que mais solicitaram crédito com essa finalidade estão Ceará e Pernambuco, que empataram cada um com 50,4%.
Já os pedidos de crédito para pagamento de dívidas em geral, como empréstimos, gastos com cartões de crédito, entre outros, se mantiveram estáveis no país, com 32,7%. São Paulo está entre os estados que mais solicitaram crédito para esse fim, com 36,8% dos pedidos, enquanto no Ceará apenas 21% dos pedidos foram para pagamento de dívidas.
Dados também mostram que as requisições de crédito para gastos com educação subiram em praticamente todos os estados, somando 5,5% dos pedidos no país. Por outro lado, solicitações de empréstimo para reformas com a casa, compra de mobília ou até financiamento de imóvel, diminuíram de 12,2% no ano passado para 10,7% em setembro deste ano.
As solicitações de empréstimos para cuidados com a saúde e beleza, assim como para férias e viagens se mantiveram estáveis, com 2,2% e 2,5% respectivamente frente a 2,4% e 2% nesse mesmo período do ano passado.