Saudável ou tóxica? O perigo das comparações

Num universo de aparências e excesso de redes sociais, entender o que é valioso para si é fundamental para o crescimento pessoa

Segundo  a pesquisa da instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health, em parceria com o Movimento de Saúde Jovem, as taxas de ansiedade e depressão entre jovens de 14 a 24 anos aumentaram 70% nos últimos 25 anos. O motivo, segundo a pesquisa, é a relação com as redes sociais, sendo que 70% (90% no caso das meninas) dos entrevistados revelam que aplicativos de compartilhamento de imagens, como o Instagram, fazem com que eles se sintam mal com relação à autoimagem. Esses dados são uma amostra do impacto que as comparações podem ter na nossa vida.

“A comparação é algo comum do ser humano, porém com o uso das redes sociais ocorre um excesso dessa ‘métrica’, pois tudo o que está lá parece melhor e mais bonito do que o que temos em casa. As pessoas são sempre mais bonitas, mais felizes e, mesmo que saibamos que isso nem sempre condiz com a realidade, acabamos criando uma relação tóxica”, explica a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten.

Daniella conta que as comparações excessivas podem nos levar para um caminho de muita infelicidade, impactando inclusive nas nossas decisões. “Quando a gente tem muitas referências acabamos não entendendo o que realmente faz sentido para nós. Com isso é possível que tomemos decisões baseadas numa sensação de frustração e não necessariamente naquilo que queremos para a nossa vida. O ideal é criar um filtro, para que o tóxico se transforme em saudável. Para isso, o autoconhecimento é o melhor caminho”, afirma a coach.

Entenda seus valores

Os valores são regras individuais que orientam, como bússolas internas, as nossas relações, as decisões, o propósito de vida e as ações de cada um. Entender qual é a expressão do que é valioso para si facilita a tomada de decisão sobre o que fazer e o que permitir na sua vida. “Valor é tudo aquilo que não tem preço. São conjuntos de atitudes e posturas diante da vida que são inegociáveis. Saber identificá-los pode ajudar a guiar a vida e as atitudes, nos fazendo entender porque devemos seguir por um caminho, ou não”

Para entender sobre os seus valores, Daniella indica uma boa dose de reflexão sobre o que se deseja e uma avaliação se isso está dentro da sua vida. “Quais são os seus valores? Até onde eu aceito ir para atingir os meus objetivos? Com essas respostas fica mais fácil usar as comparações de forma saudável e construtiva”, finaliza.

Dicas para não cair na cilada da comparação:

– Reflita sobre os seus valores e entenda qual é a tua história

– Reconheça as suas limitações e recursos, entendendo que todos têm problemas

– Use as histórias de vida para te inspirar e não para comparações rasas

– Não perca tempo olhando se a grama do vizinho é mais verde que a sua. Use esse tempo para criar as melhores estratégias para a sua vida

– Seja gentil com você, foque no que você tem e reconheça as suas conquistas

– Agradeça por tudo o que tem e pelas pessoas que estão ao seu lado

– Não se vitimize, encare o problema e busque um caminho que te traga satisfação

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar