VIAVIDA promove ação de conscientização sobre doação de órgãos

A ONG estará no Shopping Total distribuindo material educacional sobre doação de órgãos e prevenção de doenças do coração

Nesta sexta-feira (28) a Via Pró-Doações e Transplantes/VIAVIDA, que é uma organização da sociedade civil (OSC), estará no Shopping Total realizando uma ação de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Essa ação é resultado de uma parceria com o Shopping e acontece uma vez por mês. Os voluntários também fazem esclarecimentos sobre os cuidados que devem ser tomados com um determinado órgão do corpo, prevenindo doenças e um possível transplante. Na edição deste mês a VIAVIDA falará sobre as doenças do coração. A ação inicia às 10h e vai até às 18h.

Além dos materiais gráficos que serão distribuídos nas lojas e espaços públicos, a VIAVIDA também estará comercializando produtos na loja solidária do Shopping Total. A venda desses itens, que incluem livros, camisetas, canecas e toalhinhas de academia, será revertida para a manutenção da Pousada Solidariedade, que é uma casa de passagem para pessoas que estão no pré e pós-transplante.

Para a Presidente Voluntária, Maria Lucia Kruel Elbern, ter uma parceria duradoura com um shopping aumenta a visibilidade da ong e consequentemente mais pessoas são beneficiadas. “Existem muitas dúvidas sobre a doação de órgãos e essa ação nos ajuda a desmistificar muitas delas. Conseguimos explicar a importância de se declarar como doador e o quanto esse ato pode salvar diversas vidas”, salientou. 

VIAVIDA 

A VIAVIDA existe há 22 anos e conta com aproximadamente 70 voluntários, A entidade visa contribuir para a diminuição do número de pessoas doentes em lista de espera por órgão ou tecido.  Além de promover a vida e a saúde com incentivos à prevenção das diversas patologias que levam aos diferentes transplantes. Trabalha também com a divulgação da importância da doação de órgãos e tecidos, bem como fornecendo assistência e apoio àqueles em pré e pós-transplantes.

POUSADA SOLIDARIEDADE

Casa de hospedagem às pessoas doentes no pré e pós-transplante, oferecendo hospedagem gratuita com alimentação básica e serviços de apoio pedagógico e psicológico. Além de oficinas de artesanato, informática e culinária com prioridade às pessoas doentes menores de 18 anos, todos com acompanhante familiar cuidador. Recebe hóspedes do Interior/RGS e, também, de outros Estados.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar