Quatro erros que aumentam a oleosidade dos cabelos e como diminuí-la
A cabeleireira Janny Mota comenta o que pode deixar seu cabelo oleoso e o que fazer para diminuir a oleosidade.
Muitas pessoas sofrem diariamente com fios oleosos e, na maioria das vezes, não sabem que podem estar ajudando a aumentar essa oleosidade com alguns hábitos e manias, trazendo o efeito totalmente contrário ao que se esperava. A cabeleireira e visagista facial Janny Mota separou quatro erros comuns, que agravam essa situação.
Lavar os cabelos com pouca ou muita frequência
O ideal é lavar dia sim/dia não, para que os fios não fiquem oleosos, nem muito secos. “Muitos dias sem lavar vão garantir que seu cabelo fique com um aspecto de sujo. Ao mesmo tempo, lavar com muita frequência também pode estimular a oleosidade. Algumas pessoas querem lavar duas vezes ao dia. Isso faz o efeito rebote, o organismo acaba produzindo mais oleosidade”, explica Janny.
Aplicar os produtos na raiz
Sendo eles: condicionador, óleos em geral e máscaras. De acordo com Janny, aplicá-los muito próximos ao couro cabeludo obstrui os poros e faz com que seja produzido mais sebo. “A ideia é que eles sejam aplicados ao longo do comprimento dos fios, mas não deixe de usá-los, porque mesmo os cabelos oleosos devem ser hidratados”, completa.
E é muito importante lembrar de enxaguar bem os fios enquanto estiver lavando, para que não fique nenhum resto de resíduo. Sempre com água fria ou morna, nunca quente.
Passar a mão o tempo inteiro no cabelo
“Nossas mãos têm muitos óleos e resíduos, além de transpirarmos, o que, ao ter um contato constante, passa para os fios e os deixam mais oleosos”, Janny diz. Mesmo que para alguns pareça difícil ou inevitável, quem tem cabelo oleoso precisa correr dessa mania.
Uso de produtos que não sejam para o seu tipo de cabelo
Isso acontece muito, mas precisa parar. Independentemente do produto, ele tem ingredientes que vão solucionar aquele problema específico, por exemplo, de cabelos ressecados, e podem prejudicar os fios oleosos.
Segundo a especialista, é necessário escolher aqueles destinados a cabelos oleosos, “Porque são eles que vão fazer uma limpeza profunda na raiz dos seus fios, eliminando qualquer resíduo de gordura dos poros”, finaliza.
A melhor forma de diminuir a oleosidade dos cabelos é procurando os produtos adequados, como já citado acima, e evitando cometer esses erros, que mesmo sendo comuns e, na maioria das vezes, inconscientes, prejudicam e muito a saúde e a qualidade dos fios.
Foto Divulgação