Podcast “Mulheres, suas mamas e suas histórias” traz um universo inspirador por trás do câncer de mama

Idealizado pela oncologista da Oncoclínicas Curitiba, Priscila Morosini, o projeto traz histórias de esperança por trás de um diagnóstico tão "assustador"

Histórias inspiradoras, batalhas vencidas, um mundo novo de possibilidades e otimismo. O podcast “Mulheres, suas mamas e suas histórias” foi lançado esta semana, em comemoração ao Outubro Rosa, e dá lugar de fala e pertencimento para muitas mulheres durante e após o diagnóstico do câncer de mama, mas também um espaço para a quebra de tabus e estigmas sociais. A cada semana, um novo episódio será divulgado.

Idealizado pela cirurgiã oncológica da Oncoclínicas Curitiba, Priscila Morosini, o podcast faz parte do projeto #porminhasmamas e está disponível no Spotify e YouTube. “Meu objetivo não é romantizar a doença, mas trazer relatos de mulheres que viram seu mundo cair ao abrir um exame e venceram a batalha, mesmo com todos os percalços no caminho”, diz a médica.

O projeto #porminhasmamas nasceu em dezembro de 2021, da necessidade de incentivar a comunidade a adquirir hábitos saudáveis. “As nossas escolhas estão diretamente relacionadas com a possibilidade de desenvolvimento do câncer no futuro, sendo elas fatores de diminuição ou aumento do risco. Estudos estimam que atividade física regular pode diminuir em até 30% o risco do desenvolvimento do câncer de mama. Quando falamos em bons hábitos de vida e boas escolhas, falamos em controle da doença e melhora dos sintomas durante o tratamento. Além disso, reforçamos também a questão do controle e prevenção de recidiva em mulheres já tratadas, bem como a diminuição do risco daquelas que nunca tiveram um diagnóstico oncológico como dito anteriormente”, explica Priscila.

Em julho de 2022, o projeto viabilizou a 1ª Corrida e Caminhada #porminhasmamas, em Curitiba, e contou com mais de 400 pessoas que abraçaram essa causa com suas histórias. O evento já tem previsão para sua primeira edição em São Paulo e segunda na capital paranaense.

Ainda este ano, foi criada a Associação PorMinhasMamas, que tem como objetivo ser um movimento que amplia a voz e informa mulheres para a transformação da luta contra o câncer de mama. O projeto esportivo da ONG visa tirar muitas mulheres do sedentarismo e reduzir efetivamente o risco de desenvolvimento de doenças graves, entre elas o câncer de mama.

Para conferir as histórias do “Mulheres, suas mamas e suas histórias”, basta acessar o link: https://open.spotify.com/show/4WFY7CeFwxptE1vCk6woVA?si=cQxf3evXSnGGg823YPj4Bw ou https://youtu.be/qd6KE5FxVls.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar