Maiori Casa patrocina a exposição “De Fio a Fio – a Herança Têxtil Brasileira de 22 a 22” na FAAP
Evento marca a tradição têxtil brasileira com obras e homenagens à artistas importantes no segmento
A arte está presente em tudo! Quando falamos em decoração, ela pode estar em todos os elementos, do chão ao teto, até nos tapetes. É isso que mostra a exposição “De Fio a Fio – a Herança Têxtil Brasileira de 22 a 22”, apresentada pela World Textil Art (WTA) que completa 25 anos de vida.
Com curadoria de Denise Mattar, Eva Soban e Juan Ojea, o projeto tem como objetivo mostrar a importante herança têxtil brasileira, traçando um panorama histórico que começa na Semana de Arte Moderna. Assim, ela trará um conjunto com 30 obras têxteis de diversos artistas contemporâneos e homenageará três expoentes do segmento, além de prestar tributo ao local escolhido para sediar a mostra: o Museu de Arte Brasileira na FAAP.
A Maiori Casa, marca especializada em tapetes feitos à mão e tecidos de alta performance, é uma das patrocinadoras do evento. Na busca por se aproximar cada vez mais da arte têxtil, a empresa oferece sua experiência no mercado. Ela promoverá visitas guiadas para os convidados com a participação, uma viagem extraordinária pela cronologia.
O passeio pela exposição é uma verdadeira vivência por esse mundo repleto de surpresas. Dividido em três núcleos, os visitantes poderão imergir no universo das produções têxteis através da história. Nos dois primeiros, homenagens à nomes representativos do segmento, Norberto Nicola, Jacques Douchez e Regina Graz poderão ser vistos. No terceiro, um coletivo com 26 artistas contemporâneos apresenta obras inéditas que usam a fibra como fonte de inspiração.
A “De Fio a Fio” pretende, com sua pesquisa e acervo, transformar a visão das pessoas sobre as técnicas da tapeçaria artesanal. Ao invés do espaço doméstico, que é comumente associada, a produção atual se conecta aos processos de experimentação realizados no ateliê de tecelagem da Bauhaus. A escola alemã de arte vanguardista resultou em peças que brincam com novos padrões e cores. Essas obras conversam com outras áreas, sendo frequente o uso de linhas, agulhas, tecidos ou técnicas têxteis na produção.
Serviço:
Abertura: 20 de outubro (quinta-feira) às 19h
Período: 21 de outubro a 04 de dezembro
Horários: de segunda, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e feriados das 10h às 18h
Fechado às terças-feiras
Local: Museu de Arte Brasileira – MAB FAAP
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis