Semana do Crochê: Novelaria reúne instalações gigantes em árvores, toldos e paredes, além de alunos de várias gerações, crianças e homens, para comemorar a data
Arte que também virou indicação de terapia nos tempos atuais, surgiu no século XVI e hoje é o curso que mais cresce, com mais de cem alunos
Nesta semana é celebrado o Dia Mundial do Crochê (12 de setembro). Esse tipo de técnica artesanal conquistou gerações e é uma atividade que estimula a criatividade e ainda promove o empreendedorismo. Para muitos, é uma forma de terapia. “Tenho pedidos até de crianças que possuem orientação médica para lidar com questões como concentração e hiperatividade através das aulas”, explica Aida Fonseca, proprietária da Novelaria, knit café especializado em lãs, fios, agulhas e acessórios. O espaço oferece cursos de diversos tipos de artes manuais.
“Aqui é um espaço diferente de tudo o que existe no Brasil, além de aprender, tenho uma experiência única com meu filho de 15 anos e minha professora de 72”, conta a aluna Ana Becker, jornalista, de 44 anos, que faz tricô como forma de se aproximar do filho. Para o Dia do Crochê, a Novelaria dará descontos nos kits de crochê e conjuntos de agulhas.
Um dos diferenciais do local são os produtos. Os materiais importados totalizam 95% de todo o catálogo da loja, desde agulhas japonesas até fios de vários cantos do mundo. A loja é importadora oficial das marcas Malabrigo, Milana, Rosarios4, Michell e Cardiff, e distribui para todo o Brasil. A Novelaria conta com duas unidades: uma na Vila Madalena e outra em Moema, inaugurada recentemente.
A Novelaria é reconhecida há onze anos como um espaço único que atrai turistas de todo o País, inclusive celebridades, como Sandra Annenberg, Ana Maria Braga e Paola Carosella. Recentemente, a loja iniciou um processo de expansão, com a inauguração de uma nova unidade em Moema. A primeira unidade da Novelaria, situada na Vila Madalena, foi ampliada no ano passado e hoje conta com dois andares decorados.
Cursos de artes manuais
O espaço oferece cursos e workshops de diversas técnicas, ministrados por designers nacionais e internacionais, que acompanham todas as tendências do universo da moda. A Novelaria trabalha com fios (lãs) e fibras naturais (linho e algodão), e todos podem ser usados para crochê.
“Além da alta demanda por cursos de tricô e crochê, muitas pessoas procuram a Novelaria para comprar materiais específicos para essas técnicas”, disse Aida Fonseca. Hoje, o espaço conta com mais de cem alunos. As aulas podem ser presenciais ou online, dependendo do curso e disponibilidade dos alunos.
Aida Fonseca, proprietária da Novelaria, é formada em Administração e Psicologia, trabalhou no mercado financeiro por 17 anos, já morou nos Estados Unidos e no Uruguai, e adquiriu ao longo da carreira vasto conhecimento em gestão financeira. Mas decidiu investir sua expertise adquirida no mercado financeiro para montar o seu próprio negócio.
Fachada de crochê
Além da variedade de produtos e cursos de artes manuais, a decoração também é um ponto que chama a atenção na Novelaria. Logo na entrada é possível ver o toldo enfeitado de crochê, elaborado pelo Coletivo Tecelãs. No jardim do andar de cima há um painel também decorado de crochê.
Site: www.novelaria.com.br
Instagram: @novelaria