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Aula com o chef Edson Leite da Gastronomia Periférica
O Taste Festivals acontece em 13 cidades pelo mundo, como Paris, Dubai, Milão, Atenas, Amsterdã, Dublin, Cape Town, Melbourne, Sydney, São Paulo, e estreou com sucesso a edição em Brasília no final de maio e junho, com 15 mil visitantes.
A realização do festival torna-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizam a saúde pública e a vontade de trazer um evento que une qualidade, diversão e responsabilidade. Os patrocinadores da 6ª edição do Taste São Paulo Festival são Getnet, All Accor, Tanqueray, Johnnie Walker, Baden Baden, Copa Energia, Nespresso, Electrolux, FIAT e Sebrae. O evento tem apoio de Grand Cru, Coca-Cola – Zero Açúcar, Sadia Speciale, Get In, PremieRpet®, Mitre Experience, Zero-Cal, Barilla, Escola bilíngue Pueri Domus, Daki, Casa Riachuelo, Faixa Azul, Andorinha, Tork, Tabasco, Physalis, Águas Prata, Prática e Thermomix. A apresentação é do Santander Brasil e a realização é da IMM.
Taste São Paulo Festival – um espaço sustentável, com acessibilidade, diversidade e inclusão
O Taste promoveu a inclusão nas áreas de conhecimento e parcerias com os projetos:
*Projeto Downlícia – O chef Gabriel Bernardes, jovem cozinheiro com Síndrome de Down, deu aula de variações de brigadeiro no Papo de Cozinha no último sábado.
*Casa Diversa – Restaurante e Escola, coletivo cuja missão é capacitar pessoas LGBTQIAP+ egressas do sistema prisional e seus familiares. O projeto visa a inserção profissional no universo da gastronomia e hospitalidade, tanto na cozinha como no salão e na gestão. No Taste, os organizadores da Diversa resgataram sabores pelo método do mapa afetivo.
*Parceria com o Projeto Gastronomia Periférica, o Taste permite que estudantes de gastronomia atuem em várias áreas do evento, e tenham contato com profissionais da área, experimentando os desafios e ritmo de uma cozinha de grandes exigências técnicas. Muitos alunos conseguem visibilidade partir da rede de contatos proporcionada pelo festival.
O chef Edson Leite, fundador da Gastronomia Periférica (parceira do Taste desde 2018), levou para suas duas aulas agricultores orgânicos de Parelheiros.
*Participação da Ong Migraflix, que atende imigrantes e refugiados de vários países, entre eles, muitos profissionais de cozinha: no Papo de Cozinha, aconteceram quatro aulas de cozinheiras angolanas e venezuelanas. A Migraflix é parceira do evento desde 2019.
*A visita dos estudantes da Unidiversidade, projeto com sede em Guarulhos, que ensina a cozinha como alternativa profissional a jovens carentes. Estiveram no Taste seu coordenador e 14 adolescentes, com ingressos e um cartão carregado, para que pudessem provar os pratos. Ficaram muito emocionados e fizeram muitos contatos.
*Acessibilidade
O Taste forneceu Cardápio em braile para todos os restaurantes e bares e equipe de atendimento de libras.
Infraestrutura acessível com rampas, vagas de estacionamento, banheiros adaptados e sinalização adequada. Equipe diversa e capacitada para atender ao público e todas as suas necessidades
*Diversidade
Valorização da equidade de gênero com oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários. O festival enfatizou a atuação das mulheres na gastronomia de modo consciente e afirmativo. Destaque para as Chefs Lucia Sequerra e Ligia Karazawa que comandam os bastidores das áreas de conhecimento, tanto no Papo de Cozinha como no Fire Pit.
Mais da metade dos expositores são mulheres, participação de uma equipe diversa que contribui diretamente com as decisões de ambientes e acessos inclusivos propostos.
*Sustentabilidade
O Taste realiza seus eventos em espaços naturais fazendo uso consciente e sustentável da paisagem em que se insere, através da gestão de resíduos, uso consciente da iluminação em horários noturnos, preservação da biodiversidade local. Utiliza instalações pré-existentes e incorpora um alto nível de gestão ambiental ao espaço utilizado, deixando o mesmo na mesma condição ou superior ao encontrado antes do evento.
Faz uso de embalagens e talheres biodegradáveis e fornece aos restaurantes participantes do evento, além de orientar os patrocinadores quanto à correta utilização. Realiza gestão de resíduos gerados, auxilia os estabelecimentos quanto ao correto descarte de óleo, reciclagem e reaproveitamento. Reutilização do material cenográfico descartado na desmontagem.
Incentivo a práticas sustentáveis, junto ao público, como a utilização de transporte público, entre outras ações.
Geração de renda
O Taste apoia parcerias com empreendedores, possibilitando oportunidades de inclusão na geração de negócios durante o evento (expositores). A 6ª edição gerou mais de 15 mil empregos.