Congresso para veterinários destaca importância de atendimento humanizado e autocuidado

Diversidade de temas marcou atração realizada durante a PET VET 2022

De um lado, conteúdos com as novidades do mercado veterinário, inovações em diagnósticos e equipamentos. Do outro, a importância do autocuidado, da saúde mental e de se colocar como prioridade. Os temas, essenciais para o sucesso da vida pessoal e profissional do médico veterinário, fizeram parte do cronograma de palestras do Congresso que ocorreu durante a PET VET, a maior feira de negócios do segmento da América Latina.

Há 18 anos atuando na área, a veterinária Valeska Ortolano, de Sorocaba, se emocionou durante a palestra do psicoterapeuta Francisco Cirilo, que abordou espiritualidade. “Eu estava em outro auditório quando, sem querer, coloquei meu fone de ouvido no áudio dessa sala e vi que o que ele estava dizendo fazia todo sentido para mim. Na teoria, a gente sabe que precisa se cuidar primeiro para depois cuidar do outro, mas na prática nem sempre consegue”, afirmou.

O psicoterapeuta chamou atenção do público quando pediu para todos refletirem sobre a caridade. “Muitas vezes a gente contribui com entidades, instituições, cuidamos dos filhos, dos pais, dos cônjuges e nos esquecemos do principal que somos nós. Precisamos mudar essa forma de viver para não adoecermos em meio ao caos”.

O puxão de orelha carinhoso do palestrante deixou reflexiva a veterinária Luciana Oliveira, que veio de Cotia, interior de São Paulo, para o evento. “Precisamos ser antes de ter. E para entendermos e cuidarmos de quem somos é necessário ressignificar muitas coisas. Essa palestra mexeu muito comigo”, revelou.

 

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Atenção ao primeiro atendimento para atrair e fidelizar clientes foi o destaque da palestra da veterinária Mary Marcondes, que também fez parte do Congresso Pet Vet. Ela defendeu que o atendimento humanizado é o grande segredo para conseguir sucesso profissional. “Se colocar no lugar do tutor, ter uma boa comunicação, usar termos colaborativos e ter humildade para entender que ele entende mais do animal dele do que nós, profissionais, são alguns detalhes que fazem toda diferença para se destacar no mercado profissional”, contou.

A palestrante reforçou a importância de ouvir o tutor com paciência. “A minha prepotência de início de carreira me fez matar um cachorro. Eu sempre conto essa história porque foi com esse erro que eu tive o maior aprendizado da minha vida. Ou seja, ouçam o que o tutor tem a dizer e acreditem que ele conhece mais o paciente do que você”, ressaltou.

A veterinária Carla Torquato, de Araraquara, elogiou a forma como Mary conduziu a apresentação. Para ela, é preciso mudar a mentalidade de muitos profissionais que visam quantidade e não qualidade no atendimento. “Foi ótimo ouvir os exemplos dela porque serviram para validar que a forma como eu conduzo os meus atendimentos está correta”, disse.

Atenta a tudo o que a palestrante dizia, Angelica Tonon, médica veterinária recém-formada, afirmou que vai implantar os ensinamentos de Mary em sua rotina. “Eu anotei muita coisa do que ela disse e não vejo a hora de colocar tudo em prática”, prometeu.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar