5 livros para comemorar o Dia do Folclore
Data celebrada em 22 de agosto marca a importância da cultura popular, tradições e identidade cultural
O Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto, data que foi estabelecida pelo então presidente Humberto Castelo Branco em 1965. O objetivo foi incentivar os estudos na área e garantir a preservação do patrimônio folclórico brasileiro.
Para assegurar que as histórias passadas de geração para geração não se percam ao longo do tempo, é importante que autores a registrem em obras que perduram e mantêm a riqueza cultural de um povo. A bibliotecária do Colégio Marista São Francisco, de Chapecó, Ana Maria Barella, reuniu cinco títulos que podem ser lidos para comemorar o Dia do Folclore brasileiro.
Confira 5 títulos para celebrar o Dia do Folclore Brasileiro com as crianças:
Meu Livro de Folclore
Ricardo Azevedo fez uma coletânea com os principais contos, trava-línguas, personagens e ditados do folclore brasileiro nessa obra que homenageia a cultura do país. Um livro que serve de ponto de partida e também para consulta de lendas e histórias que não podem ser esquecidas e devem ser passadas entre gerações.
Brincando de Folclore – Turma da Mônica
A turma da Mônica se reuniu para contar as principais lendas brasileiras nessa coleção bastante lúdica e interativa. Cada livro explora um personagem e história de cada vez, com página pop-up e cadernos de atividades para as crianças se divertirem ainda mais.
No meio da noite escura tem um pé de maravilha – Contos folclóricos de amor e aventura
Dez contos folclóricos brasileiros são recontados de forma coloquial e ilustrados para ressaltar a criatividade das crianças. O autor, Ricardo Azevedo, explica que não quer que essas histórias se percam e por isso tentou contá-las como um pai que conta para um filho.
Dez Sacizinhos
A história de Tatiana Belinky, com ilustração de Roberto Weingrand, é uma brincadeira que reúne folclore, português e matemática. Um a um, os sacis vão sumindo, por causas diferentes, até que somem. Uma forma de apresentar poemas divertidos às crianças e também sobre a origem do personagem.
O Negrinho do Pastoreio e outras lendas gaúchas
O Brasil é tão grande quanto é rico em histórias, lendas e parlendas que permeiam sua trajetória. O Negrinho do Pastoreio, filho de escravos, é uma dessas histórias agora recontada para o público infanto-juvenil. Outras histórias famosas da região Sul também fazem parte desta obra de Carlos Urbim e Rodrigo Rosa.