Mariana Ferrão fala sobre saúde mental em evento para veterinários

Jornalista participou nesta quarta-feira da PET VET, principal encontro do setor da América Latina

A jornalista Mariana Ferrão foi um dos destaques do primeiro dia do Congresso Pet Vet 2022, realizado no principal encontro do setor veterinário da América Latina, que teve início hoje, no São Paulo Expo. Destacando a importância do autocuidado como premissa para uma boa saúde mental, a jornalista realizou vários exercícios respiratórios com os participantes que acompanhavam a sua palestra. A intenção era fazer com que o público presente, formado majoritariamente por veterinários, conseguisse praticar por alguns segundos a respiração consciente.

Na palestra, foram propostos três exercícios respiratórios diferentes. “Eu estava cansada e, incrivelmente, logo no primeiro exercício eu me senti bem melhor”, afirmou a médica veterinária Tatiana Saleme, que participava do encontro.

Mariana contou que sempre faz questão de estimular esses exercícios por se tratar de uma poderosa ferramenta que, muitas vezes, é esquecida. “Há estudos que comprovam os inúmeros benefícios que a respiração consciente traz para a nossa vida. Ela ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, a diminuir os níveis de colesterol, entre outros. O que ocorre é que, na correria diária, nós não nos lembramos disso”, destacou.

A assessora Adriana Gomes ficou empolgada com a prática. “Constatei agora que não sei respirar. Durante essa pequena pausa, eu consegui focar em mim pela primeira vez. Foi um momento realmente abençoado”, elogiou.

Entre os exercícios, o que focou na gratidão foi o que mais chamou a atenção da veterinária Camila Andrade. “A organização foi fantástica em trazer esse tema para o debate. Nossa profissão é uma das que mais cometem suicídio no mundo e este momento nos mostrou a importância de olharmos para nós mesmos. Eu entendi que é preciso cuidar de mim primeiro para depois cuidar do outro”, destacou.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar