Dia Mundial da Fotografia: Confira 15 imagens premiadas no Edital Conexão Oceano

Data comemorada nesta sexta-feira, 19, celebra os 183 anos da invenção do Daguerreótipo, primeiro equipamento capaz de produzir uma fotografia

Nesta sexta-feira, 19, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia, data escolhida em homenagem à invenção do Daguerreótipo, primeiro equipamento capaz de produzir uma fotografia. Para marcar a data com trabalhos inspiradores, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza compartilha os 15 trabalhos feitos por fotógrafos profissionais e amadores premiados recentemente no Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental. As fotografias selecionadas retratam paisagens costeiras, atividades relacionadas com o mar, a vida marinha e o protagonismo feminino.

O Edital foi uma parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco e está relacionado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Os 15 trabalhos se destacaram entre quase 200 inscritos de todas as regiões do país. Na avaliação, foram considerados critérios como criatividade, composição, potencial de sensibilização, técnica e relevância do registro. Além dos premiados em cada uma das quatro categorias, 15 trabalhos disputaram o voto popular, que reuniu 2.460 votos entre os dias 6 e 17 de junho, no qual foram escolhidos mais três premiados.

Conheça os trabalhos vencedores:

Categoria “Atividade Relacionada com o Mar”

1º – Horizonte Vermelho, de Daniel Simão Prates

2º – Da terra, voo de braços abertos para o mar, de Marcelo Visentini Kitahara

3º – Natação em águas abertas, de Carlo Leopoldo Bezerra Francini

Categoria “Paisagem”

DCIM985MEDIADJI_0030.JPG

1º – Encontro das águas, de Vitor Jubini Venturin

2º – Trabalho do início da manhã, de Sidney Bondarovsky

3º – A onda do avesso, de Marcelo Visentini Kitahara

Categoria “Protagonismo Feminino”

Atol das Rocas_RN, 12 de novembro de 2021
A chefe da Reserva Biologica do Atol das Rocas, Maurizelia Brito registra dois tubarões-lixa.

1º – Guardiã do Atol, de João Marcos Rosa Barbosa de Souza

19/10/2020 – TAMANDARÉ – PE – Retrato da oceanógrafa Beatrice Pandovani, especialista em conservação marinha, Professora em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem trabalhado em vários temas da ecologia marinha, incluindo ecologia de populações, especialmente de recursos pesqueiros, recifes de coral e ecossistemas associados, pesca artesanal e conservação. É mergulhadora e uma das fundadoras do Meros do Brasil. Atualmente coordena o Reef Check Brasil e o Programa Ecológico de Longa Duração no Sitio TAMS, em Tamandaré, Pernambuco, ande trabalha e coexiste há mais de 20 anos.
O retrato foi feito durante matéria especial na região de Tamandaré-PE, sobre as mortes dos corais após branqueamento devido o aquecimento global e o dia a dia de uma região que sofreu com o derramamento de oleo nas praias e a crise da Covid-19 no turismo. Foto: Jonne Roriz.

2º – Defensora dos corais, de Jonne Roriz

3º – Cada filhote faz a diferença, de Camila Miguel

Categoria Vida Marinha

1º – Aconchego, de Denise Greco

24/04/2019 – SAO PAULO – Um mergulhador rodeado por um cardume durante expedição de manejo e monitoramento de Coral-Sol, realizado com pesquisadores da USP, servidores do ICMBio e voluntários, no Arquipélago de Alcatrazes, litoral de São Paulo. Os pesquisadores fizeram a remoção dos corais predadores e fizeram a descoberta de uma nova espécie de coral. Foto Jonne Roriz

2º – Planeta Azul, de Jonne Roriz

3º – Maternidade, de Anderson Langeloh Roos

Categoria Voto Popular (2.460 votos)

1º – Vem do mar, de Luciana Rocha Moreira Lima – 281 votos (11,4%)

2º – Salva vida hasteando a bandeira, de Dylan Pieczarka Pederneiras – 270 votos (10,9%)

3º – Útero, de Maíra Kellermann Santos – 257 (10,4%)

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar