Importância da Drenagem Linfática Após Cirurgia Plástica

Existem vários cuidados a serem tomados antes e depois de qualquer procedimento cirúrgico, os cuidados com o pós-operatório ajudam na recuperação completa e no alcance dos resultados desejados. Os pacientes que seguem à risca as recomendações médicas possuem uma maior chance de uma recuperação mais rápida e obter excelência nos resultados.

O cirurgião plástico da Clínica Sabath, Dr. Hugo Sabath, explica que, em cirurgias plásticas, um dos procedimentos mais importantes do pós-cirúrgico é a drenagem linfática. Na recuperação do paciente, a drenagem ajuda a reduzir o tempo de cicatrização e lesão, além de tratar edemas e possíveis dores provenientes do processo. É muito indicada como tratamento complementar para acelerar os resultados.

“A drenagem linfática visa eliminar os líquidos acumulados pelo organismo, dessa forma, reduzindo o inchaço do corpo. Além de melhorar a circulação sanguínea, aumentando a capacidade de o corpo absorver os hematomas.” esclarece o Dr. Sabath.

Vale ressaltar também que, a drenagem linfática, após o procedimento cirúrgico, ajuda evitar o desenvolvimento de fibrose (resposta do organismo ao trauma gerado por uma agressão cirúrgica, ou seja, é a cicatrização da área submetida ao procedimento cirúrgico) e até mesmo tratá-la, principalmente em casos de abdominoplastia e lipoaspiração.

O cirurgião plástico da Clínica Sabath destaca que, diferente do que muitas pessoas podem achar, a drenagem linfática não é um processo dolorido, o procedimento trata-se de uma massagem que conduz o líquido corporal em direção aos gânglios linfáticos (pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas), onde será drenado. É feita de forma manual, com movimentos suaves e sem muita pressão.

A indicação de quantidades de sessões pode variar de acordo com cada paciente e suas necessidades, pois nenhum corpo é igual ao outro, e cada organismo reage de forma diferente, o que será definido após a avaliação do profissional, a quantidade de sessões indicadas conforme a demanda de cada paciente.

 

Mais benefícios da drenagem linfática pós-cirurgia:

– Elimina o acúmulo de líquido do organismo;

 

– Ativa o metabolismo;

 

– Melhora a circulação sanguínea;

 

– Ativa o sistema imunológico;

 

– Diminui dores e desconfortos pós-operatórios;

 

– Alivia hematomas e inchaços;

 

– Previne e trata fibroses.

“A drenagem linfática é um procedimento essencial no pós-operatório de cirurgias plásticas, porém não é indicada para pacientes que possuem linfomas (nome técnico dado ao câncer do sistema linfático), tuberculose, infecções ou processos inflamatórios, insuficiência renal, hepática ou cardíaca, trombose venosa, problemas cardiovasculares e hipotireoidismo. Podendo ser indicada somente com a liberação do médico responsável pela cirurgia.” Finaliza o Dr. Hugo Sabath.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar