Fundação Energia e Saneamento lança exposição on-line “Patrimônio como Miragem”

O projeto visa celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e, por meio de documentos, fotografias e objetos do vasto acervo da Fundação, gerar a reflexão sobre os patrimônios culturais de uma sociedade

Hoje, 17 de agosto, Dia do Patrimônio Histórico, a Fundação Energia e Saneamento lança o site-exposição on-line “Patrimônio como Miragem”. O projeto tem como propósito provocar a reflexão sobre os patrimônios materiais e imateriais a partir de conexões entre os múltiplos acervos da Fundação.

Para desenvolver o projeto, as equipes educativas dos Museus da Energia e do Acervo da Fundação Energia e Saneamento, se basearam no conceito do historiador alemão Reinhart Koselleck, o qual dizia que, para revelar o cotidiano histórico e a transformação de estilos ao longo do tempo, deve-se evocar na memória a presença, lado a lado, de prédios em ruínas e construções recentes, visto que juntas narram a dinâmica de épocas inteiras.

Para compor a exposição virtual, foram selecionados documentos, fotografias e objetos de uso cotidiano que, juntos, contam tanto a história das empresas de energia quanto das pessoas que nelas trabalharam. A narrativa da exposição foi construída a partir de elementos como herança, identidade, tempo, vozes e diferentes olhares de uma mesma história.  Além disso, as equipes se dedicaram a refletir acerca dos conceitos que envolvem as definições de patrimônios e a potência dos acervos salvaguardados pela instituição.

Dessa forma, o público terá acesso a histórias e fatos que permitem compor uma miragem, que se manterá no campo da visão e da memória e trará uma percepção de pertencimento. O objetivo é, portanto, conduzir os visitantes do site pelos caminhos virtuais da exposição, para que possam conhecer e compreender como esses patrimônios traduzem valores que se conectam com as suas memórias pessoais.

Além do site, foi desenvolvido um caderno de apoio, especialmente pensado para os professores, com sugestões de atividades para uso dentro e fora da sala de aula.  A exposição on-line pode ser acessada em:

 https://sites.google.com/energiaesaneamento.org.br/patrimonio.

No dia 19 de agosto, às 10h30, a instituição fará uma live de lançamento em seu canal do YouTube. Para participar, basta acessar:

https://www.youtube.com/museudaenergia

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar