O movimento Barbiecore: Interferência da Barbie na Moda já dura 60 anos

Live action da Barbie previsto para 2023 trouxe de volta o rosa como tendência

Quando a fabricante de brinquedos Mattel apresentou a Barbie ao mundo em 1959, ela usava um maiô listrado em preto e branco, usava armações de olho de gato brancas e custava US $ 3. Mais de 350.000 bonecas foram vendidas naquele primeiro ano, lançando um vasto império de bonecas, é claro, mas também Dream Houses, acessórios, filmes, videogames e muito mais.

Bastou este primeiro modelo ser um sucesso de vendas para a indústria entender que a Barbie não é apenas um brinquedo, mas também um ícone de moda que passou a influenciar diversas tendências ao longo de seis décadas.

Em 2022, a Barbie reforça sua presença no mundo com um novo visual prestes a conquistar o mundo. Em 2023 será lançada a adaptação do filme da boneca em live action em uma produção estrelada por Margot Robbie e Ryan Gosling. Apenas a notícia do filme e algumas poucas imagens dos bastidores foram suficientes para deixar a internet rosa através de um movimento cheio de atitude e estética que revisita os anos 2000, com muita dopamina e referências de diversas épocas da boneca mais famosa do mundo.

De acordo com a influenciadora e especialista em eyewear Chantal Kopenhagen Goldfinger, a Barbie tem este poder de influenciar tendências devido a sua importância cultural: ” Conforme a aparência e as oportunidades das mulheres evoluíram a partir da década de 1960 a Barbie passou a representar isso muito bem. Se a moda é um reflexo da sociedade, a Barbie tem sido um veículo perfeito para comunicar os tempos de mudança às gerações mais jovens, principalmente sobre liberdade e identidade. Estilo autêntico. Barbiecore é a nova tendência na moda. Inundou a internet e vai revolucionar seus specs. Se você não gostava de rosa ou tinha alguma ressalva – vamos conversar! Só digo isso: Pink is the new black” disse a especialista.

Kim Kardashian

 

Embora o filme traga ainda mais publicidade para essa tendência, o estilo vem sendo revisitado estação após estação. O estilo defende um movimento chamado ”Barbiecore” composto por tendências com muito rosa, silhuetas estruturadas, rabos de cavalos altos, maquiagens glamourosas, acessórios estilosos e tudo que nos remete a boneca e seu universo: ”Sempre foi a cor favorita da barbie, representa potencial ilimitado e é um símbolo de empoderamento feminino” disse a Global Head de design da Barbie Kim Culmone para a revista Instyle.

Megan Fox

O novo filme da Barbie será lançado em Julho de 2023 nos cinemas e até lá o mundo vai ficando cada vez mais rosa com essa tendência que acaba de retornar. Enquanto o filme não estreia, o rosa Barbie parece estar por toda parte. Na moda, o tom já foi ”abençoado” por Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino, que dedicou toda sua coleção de Outono/Inverno 2022 ao rosa choque. Celebridades como Megan Fox e Kim Kardashian também já garantiram o melhor estilo ”barbie girl” para a temporada.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar