Detox digital – A importância de controlar o tempo que passamos em frente às telas

Entenda o real problema de passarmos tempo excessivo em frente às telas, as consequências e soluções para manter um equilíbrio saudável.

Vivemos constantemente e continuamente conectados, praticamente 24 horas por dia estamos antenados às redes sociais, computadores ou tablets.

Mas, até que ponto isso nos interfere? Totalmente. O celular é normalmente, para a maioria das pessoas, a primeira coisa que usamos no dia todos os dias, ou seja, já acordamos nos comunicando, recebendo notícias, vendo coisas que nem sempre são necessárias e muitas vezes até nos estressando logo cedo.

Será que realmente temos consciência do tempo que passamos em frente as telas? Se soubéssemos de fato, começaríamos a tomar medidas preventivas e urgentes para evitar tal situação, como um detox digital ou um retiro das redes sociais.

Hoje, mais do que nunca, a internet é necessária e seu uso com sabedoria contribuiu para o desenvolvimento humano e evolução de todo um país, mas como praticamente em todas as áreas, ela deve andar lado a lado com o equilíbrio e assim evitar a dependência tecnológica.

 

Quais os riscos do uso excessivo de telas?

Os riscos se manifestam em vários âmbitos; desde uma visão afetada, dores de cabeça, coluna, devido à postura, lesões por esforço repetitivo até sedentarismo pelas várias e várias horas sentados e parados.

Além disso, há o perigo que vem de forma sutil e gradativa, as doenças emocionais. A saúde mental pode ser prejudicada por diversos fatores: a vaidade da imagem nas redes, a continua comparação com figuras públicas e influenciadores, o romantismo de rotinas, funções, trabalhos, relacionamentos, maternidade, a cobrança excessiva por conteúdos e por resultados que nem sempre são reais, insegurança, insuficiência, necessidade e imediatismo.

Outro grande problema é substituirmos nosso cérebro por um aparelho digital, a dependência do celular para anotar os compromissos, ver o horário, fazer contas e receber notificações tornam o nosso cérebro acomodado e com preguiça de pensar e assim não exercitamos nossa memória usando a internet como extensão do órgão.

O excesso de informação ao mesmo tempo sem nenhum foco, causa esgotamento, esquecimento e pouca absorção de conteúdos. É por isso que vivemos a chamada “infodemia” que causa “infoxicação”. A dependência de informações gera vício e resulta em fadiga, estresse, ansiedade, depressão e exaustão.

Como fazer um detox digital?

Primeiramente, detox é um termo proveniente do inglês e significa literalmente desintoxicação, nesse caso é o mesmo que um retiro digital, tempo para “dar um ar das redes sociais”. Nós nos acostumamos com a presença do mundo digital no cotidiano, por isso, se desintoxicar não é tão fácil quanto parece e exige força de vontade, constância, disciplina e algumas renuncias.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

  • Fazer planejamento;
  • Começar com pequenas metas;
  • Conhecer melhor a si mesmo;
  • Ter/praticar empatia;
  • Limitar ou tirar notificações;
  • Buscar atividades alternativas.

O método Super Cérebro é a melhor alternativa para o desenvolvimento humano, com atividades que trabalham o lado cognitivo e socioemocional de uma forma única, divertida e eficiente. Praticando o Soroban o cérebro é estimulado, memória e raciocínio aprimorados e foco e concentração melhorados, jogando os jogos de tabuleiro, os alunos Super Cérebro trabalham a socialização, planejamento, cooperação e inteligência emocional.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar