Harmonização facial: saiba quando é indicada e como é feita

Quando o assunto é beleza e estética, a harmonização facial está entre as técnicas mais requisitadas e conhecidas no mercado. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre 2014 e 2019, o número desse procedimento subiu de 72 mil para 256 mil ao ano, levando em conta apenas os feitos em homens – um crescimento de 255%. A harmonização é uma técnica de preenchimento facial que alinha e corrige os ângulos da face sem precisar de cirurgia, tornando os traços mais harmônicos e joviais e gerando um grande equilíbrio entre a região do rosto.

O cirurgião dentista, fundador e presidente da OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, Paulo Zahr, destaca como funciona e quais as técnicas mais utilizadas. “O processo serve para destacar os pontos fortes da face e anular as áreas de sombra. Para isso, são utilizadas diversas técnicas, como a aplicação de toxina botulínica, o preenchimento facial, entre outras. Para realizar esse trabalho, é necessário que um profissional qualificado faça uma análise das proporções faciais, indicando as áreas que estão em desarmonia. A partir disso, é possível ter a clareza para aplicar a técnica mais adequada e tornar o rosto mais equilibrado e proporcional”, afirma.

A toxina botulínica, o famoso botox, é uma delas. Ela paralisa a musculatura, suavizando as rugas e as linhas de expressão. Sua durabilidade gira em torno de três a seis meses e precisa ser acompanhada por um especialista. “Com a aplicação dessa substância é possível obter resultados positivos na eliminação de rugas na região dos olhos, testa e pés de galinha, além de suavizar marcas que mudam a expressão das pessoas, como em momentos de braveza, raiva ou tristeza”, aponta o dentista.

Já no preenchimento facial, é utilizado o ácido hialurônico para modelar algumas regiões. É possível realizar o preenchimento dos lábios e a redução das olheiras, bem como afinar o nariz e corrigir as bochechas e o bigode chinês. “Além disso, com essa substância, pode-se reduzir diversas marcas de expressão, o que é ideal para garantir uma aparência mais jovem, promovendo uma pele mais bonita, hidratada e sem marcas. Esse procedimento deve ser realizado de forma cautelosa para não gerar exageros nas expressões”

Cada procedimento tem a sua finalidade e isso pode ser facilmente alinhado com o profissional. Porém, vai depender da necessidade do paciente e do que realmente ele espera do resultado. Além destes citados, existe também a bichectomia, que é uma técnica que remove tecidos gordurosos da região, e a blefaroplastia, que promove a remoção das bolsas de gordura ao redor dos olhos.

Para quem busca equilibrar os traços faciais, deixando-os mais harmônicos e simétricos, a harmonização facial é uma técnica muito indicada pelos profissionais das áreas de estética e de saúde. Alguns dos principais benefícios da são harmonia e simetria para o rosto e amenização das linhas de expressão, mas o cirurgião dentista aponta para outros detalhes essenciais antes do procedimento. “Muitas pessoas desejam realizar a harmonização facial, mas não seguem com esse plano por receio do resultado final. Por isso, é muito importante se informar sobre cada detalhe da técnica que será utilizada para que não ocorra nenhuma frustração no futuro. Além disso, é muito importante avaliar o local em que pretende fazer a técnica que ajudará a realinhar os traços e a manter a jovialidade do rosto”, completa.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar