O sonho de viver em uma casa ampla, tanto pela área total do projeto, como pela existência de um magnífico pé-direito duplo na área social, foi a encomenda feita pelo casal de moradores, com seus três filhos pequenos, ao escritório Macedo e Covolo Arquitetura, formado pela arquiteta Giselle Macedo e pela designer de interiores Patricia Covolo. Com uma proposta contemporânea, elas foram responsáveis por realizar a arquitetura de interiores da residência, com 528 m², privilegiada por ambientes com metragens generosas e a amplitude do pé-direito duplo.
Com o planejamento iniciado ainda com a construção em andamento, a dupla teve a liberdade de propor mudanças até mesmo na planta original, adequando assim os espaços de acordo com as demandas da família. Por meio do contato direto com a construtora, Giselle e Patricia conciliaram mudanças substanciais que promoveram adequações de estrutura, alvenaria, elétrica e hidráulica da edificação.
Complementando a parte interna do projeto, piscina, área gourmet e edícula foram ambientes planejados para adicionar aconchego, funcionalidade e enfatizar a personalidade de seus moradores. “Os proprietários queriam algumas coisas diferentes do usual. A cozinha, na planta, era aberta e eles preferiram reservá-la. Além disso, eliminamos uma das quatro suítes para aumentar a suíte máster do casal. A marcenaria nos ajudou a resolver muito bem a função de divisórias e aproveitar o espaço”, sintetiza Giselle.
Como decorar espaços amplos e com pé direito duplo
Entre os destaques do projeto realizado pelas profissionais do escritório Macedo e Covolo, o pé-direito duplo pode ser considerado com um grande desafio que foi cumprido com maestria. Ao mesmo tempo que, por si só, as paredes mais altas engrandecem o décor, alguns cuidados com relação às esquadrias, iluminação, mobiliário e objetos decorativos devem ser analisados. Essa atenção adicional justifica-se pela preocupação em tornar os ambientes proporcionais, confortáveis e belos.
A seguir, acompanhe o detalhamento realizado por Giselle e Patricia:
· Mobiliário
Fundamental na composição de um living, a seleção dos móveis para ambientes com pé-direito duplo não é sinônimo de escolher peças maiores. Para elas, o segredo está em analisar requisitos como proporcionalidade e aconchego. “Em cômodos amplos e com paredes mais altas, o segredo é trabalhar muito bem a delimitação dos espaços. Por isso, buscamos inserir recursos atrativos para a parte de baixo, explorando cores e texturas que remetem ao bem-estar. Sempre investimos em tons amadeirados, o uso de tecidos confortáveis e tapetes para criar zonas funcionais”, comenta Patricia. Ainda de acordo com a designer, aproximar as peças umas das outras é outra estratégia muito bem-sucedida.