Amamentação é essencial para o desenvolvimento do bebê

Mês é marcado pela campanha Agosto Dourado; ONG Prematuridade reforça ação

O leite materno é considerado o melhor e mais completo alimento para os bebês até o sexto mês. Por ter grande importância para o desenvolvimento das crianças, a amamentação é foco da campanha Agosto Dourado (a cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno), criada há duas décadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para simbolizar a luta pelo incentivo ao ato. A ação deste ano segue a temática “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, definida pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) e que está alinhada com os objetivos da Agenda 2030.

Se para um bebê a termo o leite materno já traz incontáveis benefícios, para um prematuro ele pode ser uma chance de viver e de mais qualidade de vida e bem-estar na infância e vida adulta. Diante disso, a ONG Prematuridade.com endossa a campanha, com a realização de série de atividades ao longo da primeira semana deste mês (confira a programação ao final do texto).

“A amamentação é um assunto que toca nossos corações e sensibiliza toda a ONG Prematuridade.com para informar e acolher as famílias de bebês prematuros que enfrentam esse processo. Esse assunto é muito importante e afeta demais as mães de bebês prematuros, que muitas vezes precisam ressignificar a ideia de amamentação ao vivenciarem a prematuridade”, fala Aline Hennemann, vice-diretora da ONG Prematuridade.com.

Mesmo a amamentação sendo uma grande aliada da saúde da criança – já que, além de nutrição, tem grande poder de prevenir doenças, conforme dados da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), as taxas mundiais de aleitamento materno ainda são muito abaixo do ideal. A cada três crianças nascidas no mundo, duas não são alimentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses. “Quando se trata de bebês prematuros, as dificuldades são ainda maiores. O leite materno das mães de prematuros é diferente do leite produzido pelas mães de bebês que nascem a termo, principalmente no que diz respeito à quantidade de proteínas, calorias e fatores de proteção da imunidade”, explica Aline.

Quando a mãe, por algum motivo, não consegue atender a demanda do próprio filho, o que é bem comum em casos de prematuridade, Aline lembra que a segunda melhor opção é o leite humano de banco, que é doado é pasteurizado, perfeitamente seguro e ideal para esse bebê. “A doação de leite humano é confiável, e vale ressaltar que todo o leite doado passa por uma análise, por testes de qualidade, então só depois dessa análise que ele é ofertado aos bebês” salienta.

A vice-presidente da ONG Prematuridade.com pontua, ainda, que a amamentação do prematuro, além de fortalecer o vínculo mãe-filho, muitas vezes abalado por longas permanências na UTI Neonatal, é responsável por favorecer a maturação gastrintestinal e aumentar o desempenho neuropsicomotor dessas crianças. “Toda a família e os profissionais de saúde precisam estar disponíveis afetivamente para que o aleitamento do prematuro ocorra com empatia, escuta ativa do bebê, da mãe, do pai e de todos os envolvidos no processo”, conclui.

Confira a programação da ONG Prematuridade.com para o Agosto Dourado:

01/08 – 20h, no Instagram (@ongprematuridade.com):

Liga ONG Prematuridade.com

Tema: Psicologia: Como os aspectos emocionais podem interferir na amamentação?

02/08 – 17h, com transmissão ao vivo pelo Youtube (https://www.youtube.com/c/Prematuridade) e Facebook (https://www.facebook.com/Prematuridade).

Tema: Aleitamento Materno no contexto da Prematuridade

Participação dos pediatras Drª Albertina Rego, Dr. Luis Tavares e Dr. Moises Chencinski, além da nutricionista Daniela Aparecida da Silva.

03/08 – 20h, no YouTube

Liga ONG Prematuridade.com

Tema: Medicina: O leite materno é muito mais que alimento: a importância da imunoterapia prolongada na UTI Neonatal.

04/08 – 21h, no Instagram

Liga ONG Prematuridade.com

Tema: Enfermagem: O enfermeiro como um elo entre as equipes no aleitamento materno dos bebês prematuros.

05/08 – 20h, no YouTube

Liga ONG Prematuridade.com

Tema: Fonoaudiologia no processo de amamentação de prematuros.

06/08 – 9h30, no YouTube

Liga ONG Prematuridade.com

Tema: Terapia Ocupacional: Estratégias facilitadoras para o sucesso do aleitamento materno nas Unidades Neonatais.

07/08 – 20h, no YouTube

Liga ONG Prematuridade.com

Tema: Nutrição: Banco de leite e aleitamento materno na prematuridade.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar