Tratamento de varizes no inverno: conheça os benefícios para recuperação do paciente

Cirurgião vascular explica que a exposição solar deve ser evitada nas primeiras semanas e quais os tipos de tratamento

A chegada do inverno, geralmente, desperta preocupações no cuidado com a saúde para evitar complicações que são frequentes nesse período. Contudo, essa estação também proporciona diversos benefícios para o tratamento de alguns problemas, como as varizes e vasinhos.

Conforme o cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Márcio Steinbruch, há inúmeras vantagens em tratar as varizes durante os períodos com temperaturas mais baixas, entre os meses de maio e setembro, que são marcados por um clima mais ameno.

O especialista explica que tanto os tratamentos de vasinhos, que são as veias mais finas e arroxeadas nas pernas, e das varizes, que possuem uma espessura mais grossa, recomendam evitar a luz solar.

“Geralmente, até 30 dias o paciente fica impedido de ter exposição ao sol para se recuperar bem e evitar o aparecimento de manchas”, destaca o doutor Márcio.

Além disso, Steinbruch comenta que há técnicas diferentes para cada tipo e região.

“Há diversas abordagens, desde a escleroterapia, que pode ser realizada com laser ou injeções de medicamentos para eliminar ou reduzir o tamanho das veias, laser endovenoso e até procedimentos mais invasivos, como uma cirurgia. Neste último caso, as restrições são mais acentuadas, por isso, o inverno permite mais conforto”.

No tratamento também existe a possibilidade de o paciente ter que usar meias de compressão elástica para acelerar a recuperação e, no inverno, evita-se o desconforto que as temperaturas mais elevadas causam, especialmente no verão.

O médico alerta também que muitas vezes as pessoas não percebem as varizes como um problema na circulação sanguínea e só encaram pelo fator estético.

“Como essa complicação dificilmente provoca dor, há quem não se preocupe, mas é importante destacar que se trata de falhas na função das veias de retornar o sangue dos membros inferiores ao coração, e, assim, elas se dilatam, podendo estimular o desenvolvimento de problemas circulatórios mais sérios, como trombose”.

Há alguns fatores que podem facilitar o desenvolvimento de varizes. Os pacientes com histórico familiar têm maior predisposição, além disso, a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e o uso de pílulas anticoncepcionais, também podem contribuir para o avanço da doença.

Steinbruch destaca que há medidas que ajudam a prevenir o desenvolvimento das varizes.

“É importante evitar o uso de saltos altos por períodos prolongados, o tabagismo, ter cuidado com a pílula anticoncepcional, praticar atividades físicas, como a caminhada, ter o costume de quando estiver deitado, elevar as pernas a um nível acima do coração, e há casos em que as meias elásticas (com orientação de um especialista) também pode ser recomendada”, finalizou.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar