Longevidade e saúde muscular na melhor idade
O aumento da massa muscular gera resultados positivos para a saúde, não apenas do ponto de vista físico, mas também dos pontos de vista metabólico, cognitivo e de bem-estar, pois favorece o equilíbrio da glicose, a produção de endorfinas, neurotransmissores e hormônios, preserva e estimula a saúde cerebral. Por outro lado, a baixa quantidade de massa muscular está associada à fadiga, lesões, fragilidade e quedas, que podem provocar danos físicos mais severos.
Todos perdemos massa muscular naturalmente à medida que envelhecemos. Quando somos mais jovens, produzimos mais testosterona, insulina e hormônio do crescimento, que ajudam na preservação da massa muscular.
À medida que amadurecemos, temos que recorrer com mais disciplina a recursos como nutrição, treinos focados e suplementação. A Puravida, empresa pioneira no Brasil na área de alimentação e suplementação, apresenta cinco funções importantes para a saúde muscular, principalmente para aqueles que possuem mais de 50 anos e buscam uma longevidade saudável. Confira abaixo.
- Fornecem estrutura e integridade para nos movermos dinamicamente e com autonomia pelo mundo.
- Reduzem a inflamação sistêmica além de otimizar o metabolismo do açúcar no sangue.
- Regula o metabolismo, pois é necessário para a oxidação da gordura, quebra da glicose e desintoxicação. Esta é uma das suas funções mais importantes.
- Síntese de proteínas. O tecido muscular desempenha um papel central no metabolismo de proteínas de todo o corpo.
- Contribui para o melhor funcionamento cerebral. Ao fortalecer a musculatura causa a ativação de diferentes áreas do cérebro, assim como a produção de hormônios benéficos para os neurônios, como a irisina.