Reposição hormonal proporciona diversos benefícios a homens

No Dia do Homem, especialista destaca a importância de desmistificar a reposição de testosterona e sua importância para a saúde masculina

No próximo dia 15 de julho, comemora-se o Dia Internacional do Homem e um tema cercado de mitos e dúvidas é a reposição de testosterona.  A queda deste importante hormônio para o sexo masculino, geralmente torna-se mais perceptível após os 50 anos, no entanto, em muitos casos, os sintomas já começam a surgir a partir dos 40 anos, internferindo na qualidade de vida. “O problema é que os mitos que envolvem a reposição hormonal acabam impedindo que grande parte desse público busque tratamento”, destaca a doutora Márcia Umbelino, geriatra e especialista em modulação hormonal.

A relação entre reposição hormonal e câncer de próstata é um dos mitos mais frequentes e prejudiciais ao tratamento. Segundo Márcia Umbelino, além de não existir comprovação de que a reposição de testosterona causa câncer, há estudos que comprovam que a baixa produção de testosterona, essa SIM, leva ao aumento da próstata e, consequentemente, pode levar ao câncer.

Outro mito é que a testosterona pode causar problemas cardiovasculares. “A reposição correta do hormônio não causa doenças, mas na dose certa ainda pode melhorar a disposição física e diminuir o cansaço. O que não pode é usar além do necessário para repor”, comenta a médica.

 E, por último, a falsa crença de que a baixa produção de testosterona estaria relacionada apenas às funções sexuais. “Na verdade, muitos outros sintomas aparecem primeiro, mas o paciente não associa a problemas hormonais”, explica Umbelino.

Sintomas aparecem no cotidiano

Mudanças repentinas de humor, depressão, irritabilidade, perda de força, dificuldade em produzir massa muscular, aumento da gordura corporal, cansaço constante, problemas de memória, resistência a insulina são apenas alguns dos sintomas decorrentes da queda na produção de testosterona – além da perda da libido, dificuldade de manter a ereção ou sentir prazer, dentre outras tantas questões sexuais. E, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a reposição hormonal é o tratamento indicado. Exercícios físicos, mudanças na alimentação e suplementação, são algumas das opções, especialmente quando o problema está nos estágios iniciais.

“O problema é que o homem, de forma geral, já tem uma certa resistência em ir à médicos de forma preventiva. Se o assunto for libido, então, o tabu é ainda maior. E a desinformação é um ingrediente a mais para a falta de cuidados”, lamenta a médica. “Hoje, vemos um número cada vez maior de homens sofrendo, desnecessariamente, com diversos problemas relacionados à baixa testosterona”

A médica ressalta que a reposição hormonal é segura, desde que seja feita por especialistas, de forma individualizada e baseada em uma série de exames. “Hoje, existe a testosterona bioidêntica, que é a mais indicada, e diversas formas de fazer essa reposição. Pode ser por comprimido, por injeção, por creme, por chip e até por meio da soroterapia”, explica Umbelino. “Neste Dia do Homem, precisamos falar sobre esse assunto tão importante. Eles precisam entender que com o tratamento adequado eles podem não só manter uma vida sexual ativa o fim da vida, mas também manter um corpo saudável, bonito e forte, vigor, disposição… Enfim, manter a saúde em geral”.

Eles se cuidam menos

Homens têm uma tendência a cuidar menos de sua saúde, segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) somente 33% dos entrevistados relataram ir regularmente ao Urologista. É indicado cuidar da saúde em qualquer idade, porém homens acima dos 40 anos devem tomar uma atenção maior. A queda de testosterona pode levar ao hipogonadismo, a deficiência do hormônio em alto nível,  e a reposição de forma correta  evita consequências e doenças mais graves.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar