No dia do rock, descubra como preparar uma receita de drink que leva o mesmo nome de um álbum clássico da banda Scorpions

O estilo musical surgiu no final da década de 40, e foi o resultado de uma mistura de três gêneros musicais: Jazz, Country e Blues

No dia 13 de julho de 1985, aconteceu um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. Batizado de Live Aid, o objetivo do evento era conscientizar a população mundial sobre a pobreza e a fome na Etiópia. O show teve a participação de grandes nomes consagrados do rock, como a banda U2, Queen, Scorpions, David Bowie, Rolling Stones e Paul McCartney. O cantor e baterista Phil Collins também participou do Live Aid, e ficou tão impressionado com o evento que sugeriu que o dia 13 de julho deveria ser lembrado como o Dia Mundial do Rock.

O estilo musical surgiu no final da década de 40, e foi o resultado de uma mistura de três gêneros musicais: Jazz, Country e Blues. O rock se tornou tão popular que foi conquistando uma legião de fãs ao redor do mundo, sendo que o estilo se mantém até hoje nas paradas musicais. Apesar do pedido do Phil Collins ter sido feito em 1985, o desejo do cantor só foi acatado no Brasil em 1990, quando duas rádios paulistas promoveram uma campanha pedindo que o dia 13 de junho fosse oficializado como o Dia do Rock.

Sendo assim, a data se consagrou no país e conta com diversas celebrações ao redor do Brasil, desde programações especiais em rádios, playlists criadas em plataformas digitais feitas especialmente para o dia do rock, shows em locais memoráveis como a Galeria do Rock, em São Paulo, e em outras casas de eventos. Existem também outras formas de comemorar esse dia mantendo o espírito autêntico e criativo que consagrou o rock. Uma dessas formas é brindando com um drink, que possui uma forte ligação com a história do rock.

“Seja nos grandes festivais de rock onde são comercializadas diversas bebidas, nos camarins onde os músicos aproveitam antes e depois do show para relaxar saboreando suas bebidas favoritas ou até mesmo bandas que criam parcerias com marcas de destilados e lançam produtos licenciados, o rock e o universo das bebidas sempre estiveram unidos” afirma Rafael Belo, bartender parceiro da Kalvelage. O rock também invadiu o universo da coquetelaria, e atualmente é possível encontrar em diversos estabelecimentos opções de drinks batizados com nomes de bandas ou músicas consagradas de artistas do gênero.

Belo inclusive criou um drink batizado de Blackout. Esse também é o nome de um clássico álbum da banda Scorpions, banda alemã fundada em 1965. Batizado de Blackout, o álbum foi lançado em 1982 e já vendeu mais de um milhão e 200 mil cópias só nos Estados Unidos, Canadá e França. Para quem quer comemorar o Dia do Rock brindando, o bartender explica o passo a passo do drink Blackout, confira:

Blackout

Ingredientes

50 ml de Vodka OAK

50 ml de licor de café

Três pedras de gelo

Uma casca de limão siciliano

10 ml de xarope de açúcar

Espuma de baunilha

Café solúvel

Modo de preparo espuma de baunilha

Ingredientes

60 ml de xarope de baunilha

200 ml de preparado para chantilly

1 colher (sopa) de emulsificante de sorvete

Modo de preparo espuma

Coloque os ingredientes em um sifão de chantily. Adicione o CO2, feche o sifão e agite bastante. Deixe na geladeira por duas horas. Toda vez que for usar o sifão, é necessário agitá-lo.

Modo de preparo drink

Em uma caneca irish coffee coloque a dose de OAK, o licor de café, o xarope de açúcar, o gelo e a casca de limão siciliano. Mexa com a colher bailarina. Em seguida, coloque a espuma de baunilha fazendo movimento em caracol, e por último, polvilhe com café solúvel.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar