Cabíria Festival promove ‘Conversa Sobre Curadoria Feminista’, com Maxa Zoller

Curadora alemã é diretora artística do International Frauen Film Festival - Dortmund+Köln. O encontro é online, com inscrições até 15 de julho

Cabíria Festival Audiovisual, dedicado ao protagonismo feminino e à diversidade no audiovisual, ocorre presencialmente de 27 a 30 de julho no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na capital paulistae se estende online até 3 de agosto para todo o Brasil. A programação, gratuita, é composta por mostra de filmes, encontros profissionais e de formação, premiação e laboratório de roteiros. Em uma das atividades, o festival convida Maxa Zoller, curadora e pesquisadora alemã, para ‘Conversa Sobre Curadoria Feminista’, evento online no Youtube Cabíria. O encontro será no dia 1 de agosto, às 10h  e as inscrições para participar vão até 15 de julho no link: Conversa sobre Curadoria Feminista.

Na ocasião, ela apresentará alguns dos principais marcos da programação cinematográfica feminista e abordará os filmes que serão exibidos. Maxa é a diretora artística do International Frauen Film Festival – Dortmund+Köln, um dos maiores e mais antigos festivais de cinema de mulheres do mundo. Na Academia, lecionou em institutos como a Universidade Americana do Cairo e o Goldsmiths College e Sotheby’s Institute of Art, em Londres, além de ter escrito para editoras como MIT, IB Tauris, JRP-Ringier e Hatje Verlag. A iniciativa é uma parceria com o Goethe-Institut Rio de Janeiro.

Além desse encontro, o Cabíria Festival Audiovisual promove um workshop e dois estudos de caso presenciais, e uma oficina online. No dia 29 de julho, o workshop de Produção e Distribuição, realizado em parceria com a Elo Company e o Telecine, tem foco em criadores e roteiristas. No dia 28/07, a autora e roteirista Cleissa Regina Martins, apresenta o estudo de caso do projeto original de “Juntos a Magia Acontece“, realizado em parceria com a TV Globo. Dia 30/07, ocorre o estudo de caso sobre a série “Manhãs de Setembro“, ministrado pela roteirista Alice Marcone. E, online, a Oficina Crítica Cinematográfica será conduzida pela documentarista, roteirista, curadora e jornalista Flávia Guerra. O encontro acontece via zoom nos dias 19 e 21 de julho – antecedendo, portanto, o festival – das 17h às 19h.

Para todas as atividades, os interessados devem se inscrever até dia 15 de julho, gratuitamente, pelo link https://linktr.ee/cabiria.

Serviço

Centro Cultural da Cidade de São Paulo (CCSP)- Sala Lima Barreto

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo/SP

Retirada de senha 30 minutos antes de cada sessão

Online: Informações em https://www.cabiria.com.br/

O FESTIVAL

Cabíria Festival Audiovisual é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia roteiros escritos e protagonizados por autoras autoidentificadas mulheres, visando contribuir para sua maior representatividade nas telas e atrás das câmeras. Em seis edições (2016-2021), o prêmio recebeu inscrições de cerca de mil roteiros e premiou 68.

O festival impulsiona conteúdos realizados por mulheres e busca agregar expressões, identidades de gênero diversas e comunidades LGBTQIAPN+. Desde 2019, mobiliza uma rede de cineastas, storytellers e produtores de conteúdos promovendo um grande encontro entre público, cadeia produtiva e realizadores para a maior representatividade e diversidade no audiovisual. Em sua 4ª edição, entre 27 de julho a 03 de agosto, articula uma programação composta de Mostra de Filmes, encontros profissionais e de formação, premiação e laboratório de roteiros.

O festival conta com o patrocínio da SPCine, parceria da Embaixada da França, Goethe-Institut Rio de Janeiro, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, e apoio do Cardume Curtas, Hysteria, Parafernalha, Webedia, Globo, Selo Elas, Elo Company, ABRA, Final Draft, Instituto Dona de Si, Serie Lab, FRAPA, Rota Festival, Embaúba Filmes, Canal Curta, Imprensa Mahon e Revista Piauí.

Siga nas redes: instagram.com/cabiria_festival | facebook.com/cabiriafestival

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar