Reforma de apartamento revela o décor clássico em roupagem moderna

Referências sofisticadas como o mármore e as boiseries nas paredes são destaques no projeto com 140m²

Pode parecer redundante afirmar, mas clássico é sempre clássico! Traços que marcaram períodos tem o poder de revelar uma leitura atualizada expressar a sua força. No décor, o design clássico segue marcante com o encanto de recursos e efeitos de materiais como o marmorizado e as boiseries, molduras que surgiram na França para designar beleza às paredes.

Para um jovem casal com sua pequena filha Manu, a arquiteta Gabriela Mendes, à frente do escritório que leva seu nome, investiu nessas orientações para realizar o projeto do apartamento de 140m², localizado na capital paulista. Inspirada no estilo, a área social e integrada, bem como a ala íntima, mesclam uma profusão de elementos que conduziram a essência do projeto para a realização de um lar sofisticado e atemporal.

No living, a grande placa de mármore Michelangelo, posicionada como painel da TV, simboliza o requinte do bem-receber e do bem-estar. Seguindo a configuração, a profissional conduziu a expressão do clássico por meio da execução de expressivas molduras de teto, nas paredes e nos rodapés. “Interessante salientar que o contato dos clientes com nosso escritório foi justamente pela identificação que eles tiveram com o estilo de decoração quando acessaram nossas redes sociais. Com essa sintonia, começamos a trabalhar“, revela Gabriela. “Propusemos um projeto que realizou uma mescla entre o clássico com o moderno, que se tornou uma linguagem única em todos os ambientes“, completa. Acompanhe o tour pelo imóvel:

Sala de estar

O living é o grande destaque do projeto com o mármore marcado pelo fundo branco, seus veios singulares e tons dourados. Na composição, a arquiteta investiu no bronze dos espelhos laterais e a leveza do rack branco e ripado. “Tamanha a magnitude da peça, preparamos uma logística para o içamento dessa peça Michelangelo. Todo cuidado teve como propósito o objetivo de não perdermos a unificação dos traços delicados que a natureza imprimiu na pedra“, recorda-se Gabriela.

Para promover a amplitude, o projeto modificou o layout original com a retirada da esquadria que dividia o estar com a varanda. Com mais espaço, o ambiente recebeu a estrutura do forro e as molduras de gesso, que dialogam com a exuberância das guarnições que adornam todas as paredes. No mobiliário, a disposição das peças foi conduzida para expressar o perfil do casal de moradores, que preza a alegria acolher com carinho e conforto cada um de seus convidados. A arquiteta relata que a proposta original era dispor o sofá com duas poltronas, entretanto, com a demanda por mais assentos, o décor de interiores incluiu a colocação de um pufe ao lado da TV, bem como a execução de uma peça de madeira para a mesa de centro. “Apostando na versatilidade, ela também pode servir como mais um local para acomodar pessoas“, acrescenta.

Na paleta branca, o azul do tapete acrescentou vivacidade ao décor do living | Foto: Mariana Orsi

Clássico remete à arte. Por isso, não poderiam faltar a inclusão de obras, com as pinturas executadas, especialmente para o projeto, pela artista plástica Ana Mendes. Duas telas, que evocam o azul escuro, preto e o dourado em uma técnica abstrata, estão presentes no hall de entrada e na sala. “Com a base neutra do projeto, pudemos ousar na obra de arte, que se harmonizou com maestria“, conta a arquiteta.

As boiseries ressaltam as telas pintadas pela artista plástica Ana Mendes| Foto: Mariana Orsi

Sala de jantar

Composta por uma mesa de madeira com oito posições de cadeiras estofadas, o ambiente é visto como uma continuidade do conceito de integração e receptividade. O clássico é evidenciado através do lustre de cristal – uma instalação que resultou em um desafio para a arquiteta. “Em função do pé-direito baixo, realizamos um estudo para posicionar não só esse, como os demais que constam em todo imóvel, já que não poderíamos perder a estética da boiserie. A solução foi trabalhar apenas com um rebaixo no entorno do teto, deixando o centro disponível para a peça“, detalha.

O lustre protagoniza a cena da sala de jantar com o rebaixo realizado no teto| Foto: Mariana Orsi

Lavabo

O lavabo impressiona pela combinação das aclamadas molduras que enfeitam as paredes pintadas na cor azul petróleo. No contraponto, a bancada e o piso em mármore branco ressaltam o apreço pelo clássico.

Atmosfera clássica no décor do banheiro executado por Gabriela Mendes | Foto: Mariana Orsi

Varanda

Integrada ao living, a varanda se tornou mais ampla e fluída. Na área da churrasqueira, a mesa redonda em tom fendi e com base em cone adicionam um toque de modernidade nas recepções realizadas pelo casal. Na outra ponta, o conjunto entre sofá e poltrona cria uma atmosfera gostosa para reuniões entre amigos, sem hora para acabar.

Os tons sóbrios, terrosos e amadeirados compõem o revestimento, mobiliário e detalhes da varanda | Foto: Mariana Orsi

Cozinha 

Na cozinha do apartamento, a cor fendi da marcenaria realça o refinamento de uma estrutura completamente otimizada para as demandas dos moradores. O clássico é descrito por meio do desenho dos armários e gavetas, acompanhados pelo puxador concha gold | Foto: Mariana Orsi

No projeto conduzido pela arquiteta Gabriela Mendes, cada cômodo é marcado pelo design e tonalidades únicas. Na cozinha, o primor da cor fendi prevalece na marcenaria que envolve todos os eletrodomésticos, incluindo o cooktop por indução, forno, geladeira e micro-ondas. “Não posso deixar de mencionar o desenho do mobiliário, com essas ‘almofadas’ esculpidas nas portas dos armário e gavetas, que foram finalizadas com o puxador dourado”, esclarece. Pensando na alimentação diária dos três, uma pequena copa foi incluída com a adição de uma mesa e um canto alemão, que deixou tudo mais espaçoso e confortável.

Quarto infantil e brinquedoteca

O quarto da pequena Manu e a brinquedoteca seguem a mesma estética com a predominância da paleta rosa. Para essa realização, arquiteta promoveu algumas modificações no layout original da planta. “O banheiro que existia na brinquedoteca desapareceu para ser transformado em closet para nossa moradora“, detalha a profissional.

Detalhes em rosa, presentes no papel de parede, pintura, marcenaria e tapete, trazem o clima pueril para o quartinho da pequena Manu | Foto: Mariana Orsi

Quarto e closet do casal 

Foto: Mariana Orsi

No quarto do casal, um mix entre o cinza, o verde musgo do enxoval e os detalhes em dourado. Na cabeceira, a dupla proteção estofada deixa o ambiente ainda mais intimista e caloroso. No mobiliário, o desenho semelhante ao encontrado na cozinha se faz presente no móvel abaixo da televisão e, para completar, uma penteadeira seguida com um pequeno recamier.

Banheiros

Antes de toda repaginação, o casal já havia efetuado um upgrade com a construtora, que entregou o apartamento com alguns revestimentos, assim como pisos e bancadas. No projeto realizado por Gabriela, tudo foi removido e modificado, exceto as bancadas dos banheiros do casal e da criança, os espelhos dos banheiros, cubas e os metais.

Nos banheiros dos dormitórios, a arquiteta entrou com gabinetes e pendentes, seguindo o padrão do mobiliário | Foto: Mariana Orsi

Lavanderia

Foto: Mariana Orsi

No projeto, até mesmo a lavanderia ganhou um toque especial com as especialmente para o projeto. Os móveis brancos seguem a mesma linha do restante, com os puxadores concha dourados.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar