Pode parecer redundante afirmar, mas clássico é sempre clássico! Traços que marcaram períodos tem o poder de revelar uma leitura atualizada expressar a sua força. No décor, o design clássico segue marcante com o encanto de recursos e efeitos de materiais como o marmorizado e as boiseries, molduras que surgiram na França para designar beleza às paredes.
Para um jovem casal com sua pequena filha Manu, a arquiteta Gabriela Mendes, à frente do escritório que leva seu nome, investiu nessas orientações para realizar o projeto do apartamento de 140m², localizado na capital paulista. Inspirada no estilo, a área social e integrada, bem como a ala íntima, mesclam uma profusão de elementos que conduziram a essência do projeto para a realização de um lar sofisticado e atemporal.
No living, a grande placa de mármore Michelangelo, posicionada como painel da TV, simboliza o requinte do bem-receber e do bem-estar. Seguindo a configuração, a profissional conduziu a expressão do clássico por meio da execução de expressivas molduras de teto, nas paredes e nos rodapés. “Interessante salientar que o contato dos clientes com nosso escritório foi justamente pela identificação que eles tiveram com o estilo de decoração quando acessaram nossas redes sociais. Com essa sintonia, começamos a trabalhar“, revela Gabriela. “Propusemos um projeto que realizou uma mescla entre o clássico com o moderno, que se tornou uma linguagem única em todos os ambientes“, completa. Acompanhe o tour pelo imóvel:
Sala de estar
O living é o grande destaque do projeto com o mármore marcado pelo fundo branco, seus veios singulares e tons dourados. Na composição, a arquiteta investiu no bronze dos espelhos laterais e a leveza do rack branco e ripado. “Tamanha a magnitude da peça, preparamos uma logística para o içamento dessa peça Michelangelo. Todo cuidado teve como propósito o objetivo de não perdermos a unificação dos traços delicados que a natureza imprimiu na pedra“, recorda-se Gabriela.
Para promover a amplitude, o projeto modificou o layout original com a retirada da esquadria que dividia o estar com a varanda. Com mais espaço, o ambiente recebeu a estrutura do forro e as molduras de gesso, que dialogam com a exuberância das guarnições que adornam todas as paredes. No mobiliário, a disposição das peças foi conduzida para expressar o perfil do casal de moradores, que preza a alegria acolher com carinho e conforto cada um de seus convidados. A arquiteta relata que a proposta original era dispor o sofá com duas poltronas, entretanto, com a demanda por mais assentos, o décor de interiores incluiu a colocação de um pufe ao lado da TV, bem como a execução de uma peça de madeira para a mesa de centro. “Apostando na versatilidade, ela também pode servir como mais um local para acomodar pessoas“, acrescenta.