Escritora paranaense lança “A Metamorfose é Irreversível”, coletânea de textos que conquistaram fãs em todo o Brasil

Com frases que estão entre as mais compartilhadas do país nas redes sociais, rádios e sites, Wandy Luz tem mais de 1 milhão de seguidores e virou referência em autoconhecimento.

Nos próximos dias 9 e 10 de junho, a jornalista e escritora Wandy Luz lança seu primeiro livro: uma coletânea de textos que tornaram a autora conhecida em todo o Brasil. Com mais de um milhão de seguidores no Instagram, a paranaense tem suas mensagens publicadas em portais de busca por frases inspiradoras – como O Pensador – sites e blogs de filosofia e poesia. A obra “A Metamorfose é Irreversível”, da Editora Nacional, é composta por 2.000 textos, que, segundo a autora, “ajudam a lidar com os fatos do passado, entender o presente e planejar o futuro sem medo”.

Com lições de autoconhecimento que recebem milhares de curtidas e comentários todos os dias, o livro é resultado do sucesso da autora na Internet. Entre fãs e seguidores, a paranaense conquistou famosos como a dupla sertaneja Maiara & Maraísa, que – na turnê “Metamorfose” – usou textos da escritora no fechamento dos shows. Transformados em posts, os textos também circulam nos aplicativos de mensagem instantânea e propagam as lições da autora quando lidos em programas de rádios de várias partes do país. “É difícil explicar como chegou a isso, mas é uma emoção e honra muito grande ter despertado o carinho do público dessa forma. Escrever, pra mim, é algo natural. Faço para colocar em ordem as coisas que acontecem dentro de mim e é uma surpresa que isso toque tanto as pessoas”, confessa a jornalista.

Atualmente vivendo em Londres, na Inglaterra, a autora cresceu em Moreira Sales, no Oeste do Paraná, e começou a escrever – ainda na infância – quando morava em Mariluz, no Sul do estado. “Escrevo desde sempre. Comecei com os diários, onde registrava as emoções e momentos da vida. Quando criança, até sentia a necessidade de compartilhar com as pessoas, mas tinha vergonha. Achava brilhante a ideia de colocar cartinhas em garrafas e jogar para o mar, esperando que encontrassem leitores pelo mundo. Mas, como no interior não tem praia, quis fazer diferente. E os posts na internet se tornaram minhas cartas ao mar”, brinca.

Em 2017, a jornalista criou o perfil no Instagram e o canal cresceu rapidamente. Em 2021, já com uma rede enorme de seguidores, ela recebeu o convite da Editora Nacional para fazer o livro. A autora teve o incentivo do comentarista de rádio Marcelo Almeida, um dos fãs das frases de Wandy Luz. Ele conheceu a autora através dos posts na Internet, que renderam até um quadro no programa dele, na Rádio T, batizado pelos ouvintes de Altma T. “Eu decidi ler uma mensagem bonita todos os dias para os ouvintes, antes de partir para o noticiário, para que o programa começasse leve. Toda vez que escolhia a frase, descobria que a autora era ela. No fim, quase todos os dias a gente lia alguma coisa da Wandy Luz e, a cada texto, eu ficava mais impressionado com a autora. E os ouvintes também. Foi através de um deles que eu descobri que era uma escritora paranaense e isso me motivou ainda mais a valorizar o trabalho dela, que faz muito bem às pessoas”, lembra o comentarista. Em viagem a Londres, Marcelo Almeida procurou a escritora e a conversa serviu de impulso para a decisão de lançar o livro.

A Metamorfose é Irreversível

Com uma série de textos breves – incluindo conteúdos inéditos – o primeiro livro de Wandy Luz tem, no título, a definição de como a escritora se vê na vida. A autora de “A Metamorfose é Irreversível” – que já cobriu casamento real, conheceu Bill Gates e trabalhou em emissoras nacionais e internacionais – comemora o retorno ao Paraná para o lançamento do livro. “É como voltar para casa, mas voltar transformada, bem diferente do que eu era quando me mudei. Estou feliz de contar minha história e, pessoalmente, trocar com o público a energia que já trocamos através das publicações nas redes sociais”, diz.

O livro já está disponível no site da Editora Nacional. Os eventos de lançamento estão marcados para 9 e 10 de junho, em São Paulo e Curitiba. Na capital paulista, a sessão de lançamento e autógrafos vai das 18h às 21h, na Livraria da Vila do Shopping Iguatemi. Na capital paranaense, Wandy Luz participa de um bate-papo literário com o comentarista Marcelo Almeida no miniauditório do Museu Oscar Niemeyer, a partir das 19h. Em função da capacidade de público, a entrada só será permitida mediante reserva de lugar na plateia.

SERVIÇO
Lançamento do livro “A Metamorfose é Irreversível”, de Wandy Luz

São Paulo 
Dia 9 de junho, das 18h às 21h, na Livraria da Vila | Shopping JK Iguatemi. Rua Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo (SP).

Curitiba 
Dia 10 de junho, às 19h, no MON – Museu Oscar Niemeyer | Miniauditório. Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba (PR).

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar