Instituto Incanto promove projetos que incentivam mulheres a se tornarem empreendedoras

A instituição, em parceria com o Grupo Boticário e a Rede Gerando Falcões, oferece cursos e mentorias para que mulheres de comunidades de Curitiba sejam donas do seu próprio negócio

Muitas vezes, o que falta para uma mulher iniciar seu empreendimento é o incentivo, seja ele de forma monetária ou com cursos e mentorias. É por isso que o Instituto Incanto, em parceria com o Grupo Boticário e a Rede Gerando Falcões, realiza cursos focados na qualificação profissional e no empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade social de Curitiba (PR).

“Estamos vendo que cada vez mais as mulheres estão ocupando espaços, mas ainda há muito o que conquistar. A proposta com esse trabalho de capacitação é mostrar que elas podem ser sim quem quiserem. Por meio dos cursos, dos programas de empreendedorismo e desses impulsionamentos empoderamos elas a serem protagonistas de suas próprias vidas”, explica Camila Casagrande, fundadora e presidente do Instituto Incanto.

A qualificação profissional em maquiagem foi uma das iniciativas, que é uma parceria entre o Grupo Boticário e o CaçaJeito. O curso foi gratuito e direcionado a mulheres em situação de vulnerabilidade social da comunidade em torno do Instituto Incanto e mães que possuem filhos na organização. Para a designer de sobrancelhas Ana Carolina Teixeira, os aprendizados no ramo da maquiagem puderam contribuir com sua área de atuação. ”A experiência do curso foi muito boa e agregou demais no meu trabalho. Eu trabalhava no ramo da beleza fazendo sobrancelhas, mas não era uma renda muito boa. Nesse fim de ano, eu consegui faturar muito com maquiagens e estou conseguindo ter uma renda mais estável”, comemora.

O curso em 2021 foi feito em duas turmas com 15 alunas cada, e todas as participantes receberam um kit de beleza patrocinado pelo Grupo Boticário para utilizarem durante e após o curso, como é o caso da Laura Gomes de Souza. “Foi incrível! Aprendi a me maquiar e fazer uma maquiagem linda. O projeto me ajudou a perceber que, mesmo com dois filhos, eu posso sim trabalhar fazendo o que eu gosto. Depois do projeto ganhei dinheiro com maquiagem e ainda continuo fazendo maquiagens”.

Iniciativa “Pra Frente” contemplou duas curitibanas 

O projeto “Pra Frente” é outra parceria que o Instituto Incanto incentivou em 2021. Junto com a Rede Gerando Falcões e Fundación Mapfre, e com apoio estratégico e pedagógico da Organização Não Governamental (ONG) Anjos da Tia Stelinha, mais de 300 mulheres de Curitiba participaram das mentorias focadas no aprendizado empreendedor. Ao final, 150 mulheres se formaram no programa de empreendedorismo e duas participantes foram contempladas com um capital de R$ 4.500 para ser investido em seus negócios.

“O Projeto tem como objetivo apoiar o empreendedorismo feminino nas favelas do Brasil, por meio de capacitação socioemocional e técnica para mulheres que já empreendem ou têm o desejo de empreender. O Incanto, com o apoio das lideranças das comunidades, alcançou mais de 150 mulheres de Curitiba e Região Metropolitana”, explica Elaine Starucka Garcia, Gestora do CaçaJeito. A mentoria durou quatro meses e aconteceu por meio de encontros semanais on-line e presenciais. Ao final, com base no que foi visto e aprendido no curso, as alunas apresentaram um plano de negócio para melhorar seus empreendimentos (no caso dos que já existiam), ou ideias para tirá-lo do papel.

Josemere de Fátima Zeni foi uma das contempladas com o investimento e o usou para a execução de seu trabalho. “Achei o máximo participar do projeto. Aprendi muita coisa com a mentoria e estou tentando fazer no meu dia a dia. Meu plano de expansão era para melhorar e facilitar meu trabalho, então usei o valor recebido para comprar utensílios novos e modernos e mandei por uma placa linda na minha pequena loja. Estou muito feliz por fazer parte desse projeto”, comenta a ganhadora.

Empreendedoras da favela que fazem seu corre

E em 2022, o Grupo Boticário criou uma ação para incentivar e apoiar as mulheres da periferia do Brasil. Na campanha do projeto Empreendedoras da Beleza do Grupo Boticário, um programa de cursos profissionalizantes, duas mulheres representaram o Instituto Incanto no filme manifesto da ação. Para retratar o conceito da campanha #FazTeuCorre, foram ilustradas a história da Joseme Zeni, participante do curso de maquiagem do CaçaJeito patrocinado pelo Grupo e da Karislla de Lima, mulher trans pedagoga do Instituto, representando a diversidade e as mulheres da favela que correm atrás dos seus sonhos.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar