Cinco dicas para melhorar o sono do bebê

Dormir bem auxilia na melhora de funções cognitivas, como memória e atenção, garante que a criança sinta-se segura e promove o bem-estar da família

A rotina de uma família é bastante modificada com a chegada de um bebê, e o sono é uma das partes mais impactadas. Uma noite bem dormida é o ponto de partida para uma saúde física e emocional estável, além da garantia de conforto e bem-estar para toda a família. Por essa razão, a MAM Baby, marca especialista em bebês, reuniu, com o apoio de especialistas, informações úteis sobre como manter a qualidade do sono do bebê e, consequentemente, dos adultos também.

Toda rotina precisa ser ensinada e, para os bebês, ela pode estar unicamente associada à previsibilidade e à segurança. É imprescindível que a criança tenha um dia muito bem planejado e definido, com as tarefas sempre realizadas na mesma sequência e nos mesmos horários, dia após dia, de forma que ela consiga entender quando a hora de dormir estiver próxima.

Segundo Larissa Amorim, enfermeira obstetra, laser terapeuta e consultora de amamentação infantil, é durante o sono que os aprendizados do dia a dia são organizados, e os bebês necessitam desse descanso para consolidar as informações e desenvolver novas habilidades. “No decorrer de uma noite de sono, existe a consolidação do sistema imunológico, da memória, liberação de hormônios responsáveis pelo crescimento, fome, saciedade e muito mais. Por isso, o descanso é tão importante, e dormir mal pode trazer malefícios para o desenvolvimento”, explica Larissa.

Para a profissional, o ambiente é um dos pontos mais importantes no sono do bebê, tanto na soneca diurna quanto no sono noturno. Existem diversas formas de deixar o ambiente mais favorável ao descanso. Bebês acima de 5 meses já começam a distinguir o dia da noite, por meio do ambiente, atividades e estímulos, além de já produzirem melatonina (hormônio que induz o sono), o que torna o processo mais tranquilo e natural.

Abaixo, separamos cinco dicas que podem ajudar no estabelecimento de uma rotina para a família.

Melhorar a qualidade do sono

Bebês precisam de um ambiente calmo e clean, que não tenha brinquedos que estimulem a interação. É recomendável que as luzes estejam apagadas, os ruídos sejam reduzidos, ter uma temperatura ambiente e agradável, um berço seguro, além do uso de óleos essenciais e de um ruído branco (barulho de chuva, por exemplo).

Ensinar o que é dia e o que é noite

É importante mostrar ao bebê a diferença entre o dia e a noite. De dia, é interessante permitir que ele durma no claro, dar bom-dia ao acordar, mostrar a luz para o bebê. À noite, manter a casa à meia-luz, sem muitos ruídos, mostrar que escuro é somente à noite, para que o bebê consiga associar os horários corretos.

Sonecas diurnas

A necessidade de soneca deve ser avaliada de forma individual. Em geral, até os 5 anos, ainda há a necessidade de ao menos uma soneca. Isso porque a criança pode ter um aumento do cortisol, que é um hormônio do estresse e contrário ao sono.

Conforto e segurança

Um berço seguro evita acidentes que podem ser fatais. Evite usar paninhos, kit-berço e mantenha distantes do bebê roupas e brinquedos. Além disso, o uso de cama compartilhada deve seguir as indicações de segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria, que afirma que o ideal é que, se estiver no mesmo quarto que os pais, ainda assim, o bebê deve ter um berço próprio.

Produtos que remetem à hora de dormir 

Alguns itens podem ajudar o bebê a entender que chegou a hora de desacelerar. Um exemplo é o Copo Night, da MAM Baby, que possui alças que brilham no escuro e é ideal para o aprendizado, pois está disponível nas versões Trainer, a partir dos quatro meses; Starter, a partir dos cinco meses, e Fun to Drink, a partir dos oito meses.

Panos, naninhas ou ursinhos também podem ser considerados objetos de transição e é possível que ajudem ou atrapalhem, depende do caso, e vale observar o bebê. Só não se deve, em nenhuma hipótese, dar um objeto de transição deste tipo para uma criança com menos de seis meses.

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