Especialista fala sobre a importância do teste de aptidão para o futuro do filho

Antes de escolher a profissão é fundamental ter a oportunidade de desenvolver autoconhecimento.

O teste de aptidão é de grande relevância para quem se mostra inseguro ou indeciso na escolha de uma carreira profissional. Mas, de acordo com a neuropsicóloga Dra. Roselene Espírito Santo Wagner, ou Leninha, antes de escolher a profissão, é fundamental ter a oportunidade de desenvolver autoconhecimento, identificando a rota cognitiva e a inclinação natural para absorver informações e desenvolver talentos inatos, já que é mais fácil seguir o caminho natural fazendo o que gosta, do que ter que aprender a gostar do que se faz.

Existe uma enorme bateria de testes realizados sob a supervisão de um psicólogo. O objetivo é realizar o levantamento de informações pessoais, acadêmicas e profissionais, a fim de proporcionar reflexões que  ajudem no processo de Orientação Profissional e de Carreira, com a elaboração e entrega de um laudo  final.

“Utilizar técnicas, ferramentas e testes, ajuda a aprofundar a compreensão do próprio sujeito sobre si, num entendimento dinâmico, fornecendo dados relevantes e confiáveis na avaliação dos interesses pessoais, cognitivos e profissionais, fazendo escolhas mais assertivas. Além de economizar investimento de energia, de tempo e financeiro, objetivando escolhas e reduzindo significativamente enganos sobre seus reais interesses”, explicou Leninha.

A especialista afirma que o sucesso de uma carreira está ligado ao prazer que o exercício na função traz. “Quando obtemos resultados positivos, gerando satisfação e rentabilizando, não sentimos o trabalho como obrigação e sim como uma atividade que agrega valor à vida de quem é beneficiado com a nossa atividade”, destacou.

Dra. Leninha explica que esse senso de valor ativa a área de satisfação do cérebro, garantido a importância para a função exercida profissionalmente, portanto essa realização profissional está vinculada a satisfação pessoal.

A vida urbana é outro fator que chama a atenção da profissional, segundo ela a rotina diária ganhou maior dinamismo. Com o uso da tecnologia, algumas profissões estão obsoletas ou desapareceram, novas formas de prestação de serviço com profissões arrojadas e formas mais ativas de empreender dentro do mercado de trabalho estão cada vez mais velozes.

“Essas mudanças vêm exigindo dos jovens, autoconhecimento e principalmente inteligência emocional, os testes de aptidão fornecem essas informações para que se estabeleça uma escolha consoante com a demanda do mercado e sua forma de ser e estar no mundo corporativo ou empreendedor”, finalizou Dr. Leninha.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar