Crise no relacionamento? Que crise?

Por Margareth Signorelli

Muitos dizem que a primeira crise acontece aos sete anos de relacionamento mas, afinal, quais os motivos que desencadeiam essa crise?

Há várias situações que contribuem para que essa ela aconteça, principalmente pequenas coisas que você abriu mão no passado, sem ter pensado, e com o tempo percebeu que lhe custaram muito.

Motivos como aquela pós-graduação que você queria ter feito e não fez para que ele pudesse fazer a dele e hoje não acredita que tenha recebido o devido valor pela sua grande generosidade ou sapos e mais sapos “engolidos”, que com o passar do tempo não passam mais pela sua garganta. Enfim…são situações mal resolvidas, muitas vezes impensadas e desprezadas.

Mas de quem é a culpa? Se existe culpa eu não sei, mas prefiro chamar de responsabilidade.

Nesses casos quando a crise já está instaurada, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado que irá auxiliar o casal a identificar os motivos que levaram a essa situação e mostrar possibilidades para superá-la. Mas, para os casais que não querem procurar esse apoio tenho algumas sugestões que podem ajudar a enfrentar esse momento:

  • Em primeiro lugar, os dois tem que identificar que existe uma crise e querer resolvê-la;
  • Faça uma lista das pequenas, grandes e enormes coisas que lhe incomodam;
  • Marque momentos para conversar e discutir cada uma das questões. Lógico que em vários dias diferentes. É preciso ir com calma e sem atropelos.

Quando estiverem resolvendo essas questões, os dois precisam ter em mente uma situação “ganha-ganha” que consiste em saber que existe um objetivo comum entre vocês que é melhorar o relacionamento. Se vocês pensarem assim, ninguém estará preocupado em ganhar ou perder, por isso, quem sempre ganhará será o relacionamento.

Já, para quem ainda não está em crise, mas está pressentindo a sua chegada, quero dar algumas dicas de como é possível evitá-la:

  • Quando abrir mão de algo que seja importante para você, não o faça simplesmente sem pensar, porque isto refletirá no futuro como uma bola de neve. Faça um acordo em que você não se sinta lesado e tenha certeza de que foi a atitude certa a ser tomada naquele momento e que você será compensado no futuro por isto.
  • Comunique suas tristezas e frustrações. FALE! Não tenha medo de expor seus sentimentos com respeito, pois se não fizer isso estará desrespeitando a si próprio.

O que destrói um relacionamento não são os grandes problemas porque estes têm que ser resolvidos pela sua grandeza. Os maiores vilões são as mágoas e pequenos detalhes deixados para trás por preguiça, medo ou omissão.

Situações difíceis sempre irão acontecer, mas não está escrito em nenhum lugar que você tem que sofrer por elas e se calar. Enfrente-as  e elas se tornarão muito menores do que se você fingir que não existem.

Cuide do seu relacionamento todos os dias e, provavelmente, quando a tão temida crise tiver que acontecer, vocês olharão para traz e perceberão que ela já passou. Veio e se foi como um vento e não como um furacão arrancando pedaços do seu amor e deixando ressentimentos. Aí sim vocês poderão dizer: Crise? Que Crise?

 

SOBRE MARGARETH SIGNORELLI

Profissional com formação internacional, Margareth Signorelli é fundadora do ILE – Instituto de Liberação Emocional que tem como missão auxiliar, apoiar, encorajar e guiar pessoas no processo de transformação, buscando o autoconhecimento profundo e quebra de obstáculos internos que impedem que o bem-estar e o amor fluam livremente em suas vidas.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar