Dia das Mães pode trazer questionamentos sobre ideais inalcançáveis de maternidade

Terapeuta destaca a importância de sair do arquétipo idealizado da mãe pela sociedade e encarar a realidade sem culpa

“Quando nasce uma mãe, nasce a culpa”. Essa frase se tornou tão popular nos últimos anos que é difícil alguém que não tenha se deparado com ela em algum momento, seja no ambiente de trabalho ou em um evento familiar. A verdade é que essa questão vem se tornando ainda mais desafiadora, especialmente diante da idealização da mãe multitarefas na sociedade moderna, que trabalha, seja dentro ou fora de casa, se cuida, e ainda consegue estar presente na vida dos filhos.

Com a chegada do Dia das Mães, o assunto ganha ainda mais relevância, nos levando a questionamentos a respeito das ideias inalcançáveis da maternidade. “Dentro da sociedade atual existe uma exigência muito grande de que as mulheres deem conta de tudo, que sejam mães e profissionais excelentes. E, no Dia das Mães é muito comum a gente começar a se questionar sobre o tipo de mulher que nós somos. Em geral, a primeira figura feminina que nós temos acesso e conexão é com a própria mãe, então esse papel é muito estimulado e muito maltratado muitas vezes, porque quando a gente olha para esse feminino idealizado e para o feminino real, muitas mulheres entram em sofrimento por não estarem nesse lugar de que é idealizado tanto por elas também”, explica Katia Hirt, terapeuta da Naomm, plataforma que reúne terapeutas qualificados e licenciados em Práticas Integrativas e Complementares, e especializada em Wombblessing.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Ipsos, líder global em pesquisa de mercado, 46,3% das brasileiras se sentem frequentemente julgadas como mães. Outro ponto que chama atenção no levantamento é que as mães do Brasil estão entre as que mais se sentem frequentemente julgadas no mundo, seguidas pelas indianas e sauditas, com 60,6% e 49,4%, respectivamente.  Diante disso, a especialista acredita que a data pode ser vista por um novo ângulo, podendo ser um grande convite para que as mulheres “maternem” a si mesmas, inclusive quem não possui ou não pretende ter filhos.

“Uma mãe precisa descansar e ser ajudada. Mas, hoje, a sociedade moderna, que está cada vez mais pautada na força da mãe, delega tudo isso para a figura materna, o que inevitavelmente traz também uma sobrecarga. É possível sair desse arquétipo idealizado da mãe pela sociedade e permitir que perpasse por cada mulher uma energia criativa, acolhedora, saudável e, principalmente, de emoções mais equilibradas. E quando a pessoa está dentro da sua própria naturalidade, dentro da sua própria natureza, ela consegue fluir com mais leveza e beleza diante do todo”, comenta.

Diante disso, uma solução pode ser buscar conhecer um pouco mais a respeito do Sagrado feminino, uma filosofia, um estilo de vida que promove ensinamentos sobre aspectos físicos e mentais da figura feminina e possibilita o despertar, cura, conexão e empoderamento de mulheres. Para Katia, entender um pouco a respeito desse mundo de mistérios e clareza permite despertar a energia feminina.

“Nesse caminho, quando a gente vai mergulhando no sagrado feminino, a gente também vai fazendo as pazes com a nossa própria mãe, percebendo que a nossa própria mãe também como mulher tem uma enormidade de falhas e defeitos, e que ela carrega culpas que inconscientemente ou até conscientemente projeta nos seus próprios filhos. Se ela não conseguiu uma boa carreira, então ela projeta no filho ou na filha, por exemplo. É um excelente exercício de olhar de onde nós viemos, para a nossa matriz materna, feminina e fazer as pazes com isso de que a nossa mãe não precisa ser pura e imaculada, ela precisa ser humana, natural e de que ela é inspiradora por ela ser de verdade e não necessariamente por ela ser idealizada”, finaliza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar